Projeto do Sesc traz ações que visam contribuir para inclusão social e a geração de renda familiar

No mês de março, o Sesc SP realiza o projeto “Nós – criação, trabalho e cidadania”, uma iniciativa em rede, ou seja, realizada em diversas unidades do Sesc no Estado de São Paulo, que se dedica a propor reflexões relacionadas ao ponto de encontro entre o trabalho e as realidades sociais que provém dessa esfera, viabilizando iniciativas que fomentam a inclusão produtiva, a geração de renda e o desenvolvimento comunitário.

No Sesc Rio Preto, as ações acontecem nos dias 18, 19 e 20 e são compostas pela Feira Cultural Independente, um espaço que estimula a economia solidária, oficinas de aprimoramento de produtos artesanais e encontro sobre empreendedorismo social.

O destaque fica por conta da tradicional Feira Cultural Independente realizada nos dias 18 e 19. O espaço é um convite para que artistas e artesãos, participantes das ações do projeto “Tecendo a Rede de Saberes”, exponham e comercializem seus produtos diretamente ao público frequentador da unidade. O local recebe ainda a ambientação do DJ Henrique Cass com um repertório eclético, composto por diversos gêneros como pelo jazz, acid jazz, soul, sambas, bossa nova, rock, pop e eletrônico. A intervenção será permeada com curiosidades e histórias sobre cações, compositores e estilos apresentados.

Em paralelo a Feira, o público pode se inscrever e participar de algumas oficinas que acontecem no local, como Confecção de Casa de Passarinho com Cabaça (18), Lettering (18), Bijuterias com resíduos eletrônicos e pedras (19), customização de uma tiara com referência à Frida Kahlo (19) e confecção de um objeto com materiais recicláveis (19). As oficinas acontecem nos dias 18 e 19 e as inscrições acontecem no local com 30 minutos de antecedência.

Encerrando a programação do Projeto, no dia 22, terça, artesãos e artistas se encontram na palestra “Tecendo a Rede de Saberes”. Nela, o produtor cultural Thiago Vinícius traz uma fala para estimular a criação de uma rede de trabalho e a construção de uma grade de demandas e anseios comuns a serem abordadas em reuniões futuras, com o objetivo de ampliar o protagonismo profissional dos elos desta rede. Thiago é fundador e integra o núcleo de empreendedores solidários da Agência Popular Solano Trindade, um espaço que dá suporte para vários negócios inovadores na periferia de São Paulo.

A programação é gratuita e aberta para toda a comunidade. Lembrando que os protocolos de segurança frente à Covid-19 seguem mantidos no Sesc SP, e para frequentar as unidades e assistir a qualquer programação é preciso apresentar comprovante de vacinação, para pessoas maiores de 5 anos, com pelo menos a primeira dose, ou esquema vacinal completo para adultos, e um documento com foto, além do uso de máscaras.

Sobre o projeto: Nós – criação, trabalho e cidadania
Toda a programação é gratuita.

Para mais informações o público pode acessar o portal sescsp.org.br/riopreto ou as redes sociais facebook.com/sescriopreto e instagram.com/sescriopreto

FERIA CULTURAL INDEPENDENTE

Nesta feira cultural independente, artistas e artesãos de Rio Preto e região, que participam assiduamente das ações de valorização social do Sesc, por intermédio do projeto permanente “Tecendo a Rede de Saberes”, são convidados a exporem e comercializarem seus produtos diretamente ao público frequentador da unidade.

Ambientação sonora do DJ Henrique Cass. Além de um repertório eclético, que passeará entre outros gêneros pelo jazz, acid jazz, soul, sambas, bossa nova, rock, pop e eletrônico, Cass permeará a sua apresentação com curiosidades e histórias sobre cações, compositores e estilos apresentados.

Dia 18, sexta, das 17h às 21h30.
Dia 19, sábado, das 10h às 18h30.
Área externa Comedoria. Grátis. Livre

OFICINA – LETTERING

Com Elaine Lima, artista plástica e design de interiores.
Nesta oficina os participantes tomarão contato com técnicas básicas de lettering, técnica de escrita artística muito utilizada na confecção de produtos artesanais, cartazes informativos, entre outros objetos.

Dia 18, sexta, das 17h30 às 19h30.

Espaço de Tecnologias e Artes. 14 anos
Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Grátis
OFICINA – CASAS DE PASSARINHO, FEITAS DE CABAÇA
Com Flávia Castilho, artesã.
Tendo a cabaça, um fruto de casca dura muito utilizado no artesanato tradicional, como material principal, além da utilização de técnicas simples de pintura, esta oficina oferecerá aos participantes a oportunidade de confeccionar um objeto decorativo que também pode ser utilizado nas partes externas das casas, ou penduradas em árvores, como casinha, ou ninho, de passarinhos livres que habitam o entorno.

Dia 18, sexta, das 19h30 às 21h30.

Espaço Oficina 1. 14 anos
Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Grátis
OFICINA – BIJUTERIAS COM RESÍDUOS ELETRÔNICOS E PEDRAS
Com Lara Spitaletti, artesã.
Esta oficina promove a junção de pedras naturais com o lixo eletrônico caseiro, tais como fios descartados de fones de ouvido, carregadores quebrados, entre outros materiais que seriam descartados, e ao unir e ressignificar esses objetos de forma criativa os transforma em assessórios de moda exclusivos, em forma de colares.

Dia 19, sábado, das 10h às 12h.

Espaço Oficina 1. 14 anos
Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Grátis
OFICINA – TIARA FRIDA KHALO EM CROCHÊ
Com Janaína Moraes, artesã.
A oficina consiste na aplicação da técnica do crochê para a confecção de um adereço de cabeça, tiara ou arquinho, que faz clara referência a um dos maiores símbolos do empoderamento feminino mundial que é a Frida Kahlo.

Dia 19, sábado, das 14h30 às 16h30.

Espaço Oficina 1. 14 anos
Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Grátis
OFICINA – PORTA COISAS DE BOLSO
Com Aparecida Cacheiro, artesã.
A partir do reaproveitamento de materiais como retalhos de papel, rolinhos de papel higiênico e materiais simples como barbante e cola, os participantes dessa oficina serão convidados a confeccionar um utilitário objeto que pode ser utilizado como álbum de fotografias ou até mesmo para guardar documentos ou cartões.

Dia 19, sábado, das 16h30 às 18h30.

Espaço Oficina 1. 14 anos
Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Grátis
PALESTRA – TECENDO A REDE DE SABERES
Com Thiago Vinícius da Agência Solano Trindade.
Este encontro regular destinado preferencialmente a artesãos e artistas, que vendam seus produtos diretamente ao público e de forma independente, visa estimular a criação de uma rede de trabalho e a construção uma grade de demandas e anseios comuns a serem abordadas em reuniões futuras, com o objetivo de ampliar o protagonismo profissional dos elos desta rede.

Dia 22, terça, das 20h às 21h30.
Área externa da Comedoria. 18 anos. Grátis

Texto: Luana Ligero / Sesc / Divulgação
Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *