Projeto social ajuda na inclusão de jovens, crianças e adultos em Rio Preto

CONSTRUINDO CONHECIMENTO

Projeto social ajuda na inclusão de jovens, crianças e adultos em Rio Preto

Acordar cedo em pleno final de semana e o “som ardido” do violino nos primeiros dias de aula não agradavam muito o estudante do 8º ano do Ensino Fundamental Breno da Silva Pereira, de 13 anos. “No início, eu fui forçado a estudar música pela minha família, era para eu melhorar minha maneira e concentração. Eu tinha que acordar cedo e ficava com preguiça. Mas depois que passou aquela fase do ‘som azedo’ e comecei a aprender melhor sobre a arte da música e já conseguia tocar uma melodia gostosa no instrumento, comecei a contar os dias para e aprender mais”, revela o estudante. A história de Breno é um exemplo de como funciona o despertar para o saber e o quanto grandioso e transformador isso pode ser.

Foi por isso que, com o intuito de incluir socialmente por meio do aprendizado da arte, o Instituto Lar Esperança, localizado no bairro Santo Antônio, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, criou o Projeto Construindo Conhecimento, onde há seis meses, Breno faz aulas gratuitas de violino. Lá, crianças e jovens entre 7 e 21 anos têm a chance de aproveitar a infância e juventude de maneira educativa e os adultos aprendem novas habilidades que ajudam na geração de renda.  Aos sábados, os voluntários e professores se reúnem para, juntos, promoverem a esperança de um futuro melhor. São oferecidas aulas gratuitas de violino, violoncelo, viola clássica e contrabaixo, além de cursos de artesanato, auxiliar de administração e porteiro para condomínio. “A ideia é que o local seja um ponto de cultura, um espaço alternativo em que a população possa interagir com a arte, aprender um ofício e sair do contexto de drogas e violência”, comenta Sidnei Magalhães, diretor do projeto Construindo Conhecimento.

Quando ingressam no projeto, as crianças mais novas participam de atividades como “Oficina dos Sentimentos” e “Desenhos Lúdicos”, que têm o objetivo de desenvolver a autoestima e auxiliar na construção emocional. O Construindo Conhecimento recebe o apoio de entidades como o Rotary (que doou os instrumentos musicais e de lanchonetes e restaurantes da comunidade) e de outros parceiros (que colaboram com lanches para os atendidos). Para saber mais sobre o projeto, como se inscrever nas atividades ou colaborar, entre em contato pelo telefone (17) 3033-3345. Atendimento de segunda a sexta das 9h às 17h.

“Meu sonho é aprender mais para, lá na frente, conseguir tocar em uma grande orquestra”, revela Breno com exclusividade ao  Notícias do Bem, que irá acompanhar o desenvolvimento dele e de outros participantes, na torcida para que a realização de sonhos seja possível para todos. 

Reportagem: Thais Alves / Notícias do Bem

Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem

01/04/2016

28/03/2016 11:51

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *