Reúna seus amigos e monte sua própria confraria de vinho

TIM TIM

Reúna seus amigos e monte sua própria confraria de vinho

Presente em fatos históricos marcantes da humanidade e em comemorações de datas especiais, em sua versão espumante, o vinho tem cada vez mais atraído apreciadores. Atualmente, além de ser matéria de estudo, a bebida se tornou um elemento agregador e uma boa maneira de reunir e fazer novos amigos através das Confrarias de Vinho.

Como a própria definição revela, a confraria é a reunião de pessoas que têm o mesmo interesse. “Hoje em dia é possível tomar bons vinhos a um preço acessível e participar de uma confraria é ótima maneira de poder conhecer e degustar boas marcas a um baixo custo e ainda estar entre novos e antigos amigos”, comenta o sommelier da Enoteca Cursino, Paulo Cursino.

Em sua enoteca, localizada em São José do Rio Preto, Paulo recebe diversas confrarias, algumas existem há quase dez anos, como é o caso da Confraria “Amigos de Baco” – uma das mais tradicionais da cidade.

Doze amigos se reúnem mensalmente, faça chuva ou faça sol, para aprenderem os tipos de uva, peculiaridades de cada vinícola, de cada rótulo, harmonizações de vinhos com pratos, viagens. No início da Confraria eles nem se conheciam e se uniram pela paixão por vinhos, porém hoje se tornaram grandes amigos devido às afinidades que surgiram em torno de muitos brindes em volta desses encontros. “Participar de uma confraria é uma ótima opção para se divertir, conhecer novas pessoas e se envolver no fantástico universo do vinho”, garante Claudete Targas, uma das integrantes desta animada Confraria.

Ficou com vontade de formar sua própria confraria? Então resolvemos dar um baita “empurrãzinho”.  Confira nossas dicas e um brinde à amizade:

Defina o tipo de confraria que se quer montar se será apenas para avaliar o vinho, ou seja, somente degustar a bebida, uma confraria de harmonização, acompanhando alguns pratos, ou mesmo um grupo para conhecer novos restaurantes e a cada reunião um lugar diferente é visitado, nesse caso é necessário combinar com o estabelecimento que a bebida será levada pelos integrantes.

Número de pessoas de 8 a 12 é o ideal. O grupo pode ser misto, só de homens, ou mulheres, ou mesmo de casais, cada confraria tem seu estilo e seus integrantes é que vão por afinidade se organizando, não importa se são conhecidos de longa data ou não, afinal a confraria é um bom lugar para se fazer novos amigos.

Defina o custo, se o grupo tiver 10 participantes, R$ 50 por pessoa é um bom preço, com a soma R$ 500 pode se degustar boas bebidas.

Periodicidade depende de cada grupo, uma vez por mês é o mais usual.

Tempo de duração indicado é de no mínimo uma hora e meia de encontro, o limite vai de cada turma.

Escolha um local agradável para fazer o encontro, de preferência climatizado, que tenha uma infraestrutura para servir a bebida, com taças e local para interação dos participantes. Pode ser em uma enoteca, espaço onde se vendem vinhos, em um restaurante ou mesmo na casa de um dos integrantes.

Planeje o tema que será abordado no encontro, por exemplo, “Vinhos do Novo Mundo”, “Tipos de Uva”, “A safra brasileira”. O tema guiará a seleção dos vinhos para degustação. É importante que a apresentação seja feita por alguém que conheça e pesquisou sobre o tema.

Quantidade de bebida servida, no caso de 8 a 12 pessoas, cinco garrafas é o suficiente.

A ordem da degustação pode começar com um espumante e na sequência uma seleção com vinhos mais leves e finalização com os mais encorpados.

Ficha técnica para avaliação, ao final de cada degustação cada integrante irá avaliar o aspecto, gosto e o aroma.

O que não pode faltar é água e pão para limpar as papilas gustativas.

Uma dica importante é que todas as informações sobre os vinhos devem ser dadas até a segunda garrafa, os motivos… A partir da terceira taça a descontração é maior e a conversa fluirá naturalmente sobre aquilo que foi apresentado no início.

Reportagem: Thais Alves / Notícias do Bem
Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem

15/02/2016

15/02/2016 11:30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *