Revista Bem-Estar lança mostra ‘Arte na Cidade’

Com o objetivo de revelar novos talentos e valorizar artistas plásticos amadores e profissionais de Rio Preto e região, a revista Bem-Estar, do jornal Diário da Região, promoveu o concurso “Arte na Cidade”, que contou com a participação de 49 inscritos

Fabiano e Patricia Buzini, Marcos Akasaki vencedor da mostra e o prefeito Edinho Araujo

Além de publicar reportagens que disseminam ideias para inspirar o leitor a ter uma rotina com mais qualidade de vida, a Revista Bem-Estar reconhece e valoriza o poder da arte como protagonista no desenvolvimento intelectual, criativo, emocional e social. Afinal, é por meio da arte que o sujeito exterioriza a sua essência e revela a forma que enxerga o mundo.

Por isso, desde 2021 a Revista Bem-Estar realiza diversos projetos em prol da arte da cultura local. As três primeiras edições foram o “Poesia na Cidade”, para fomentar a escrita (e a leitura) poética e dar mais visibilidade a talentos locais, o “Escrita na Cidade”, para premiar textos de colunistas e articulistas que são colaboradores do jornal Diário da Região, e o “Fotografia na Cidade”, que promoveu um concurso para reconhecer a produção fotográfica da região.

“Flor 1”, de Marcos Akasaki,

Esta quarta edição, o projeto promoveu o concurso “Arte na Cidade”, que teve a participação de artistas profissionais e amadores de Rio Preto, Catanduva, Urupês, Poloni, Mirassol, José Bonifácio, São Carlos e São Paulo. Esses artistas produziram telas, desenhos, esculturas, aquarelas e ilustrações, entre outros trabalhos.

Todos os trabalhos foram avaliados, às cegas, por uma comissão avaliadora, composta por Adriana Belic (parecerista, curadora e gestora cultural), César Augusto Belisário (artista plástico e Editor de Artes do Diário da Região), Edna Carla Stradioto (artista plástica e fundadora do Grupo Artrilha), Josiani Sabino (arquiteta e artista plástica) e Vinícius Savério (arquiteto, presidente do Comdephact, representante da Acirp e sócio-diretor da galeria Arte Gerida). Sem saber o nome do artista que assina a obra, cada jurado concedeu uma nota.

Premiação

“Torso de Dionísio”, de Henrique Afonso (Heco)

“Flor 1”, de Marcos Akasaki, “Torso de Dionísio”, de Henrique Afonso (Heco), e “Desencontros contínuos”, de Cássia Franco, foram as três obras melhores avaliadas. Esses artistas também serão premiados com uma caricatura assinada pelo cartunista, ilustrador e caricaturista Lézio Júnior, responsável pelas charges diárias do Diário da Região.

O concurso também inclui a exposição Arte na Cidade, que será realizada de 25 de julho a 5 de agosto, no Riopreto Shopping, com a participação de 21 obras, sendo 13 telas, uma ilustração em papel, quatro aquarelas e três esculturas. A curadoria da exposição foi feita por Edna Carla Stradioto e César Augusto Belisário.

“Desencontros contínuos”, de Cássia Franco

Texto: Fernanda Peixe / Notícias do Bem
Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *