Saiba como preparar o tradicional macarrão lamen

A COZINHA JAPONESA

Saiba como preparar o tradicional macarrão lamen

Uma das coisas mais bacanas da gastronomia é poder levar a arte e a cultura de um país para os quatro cantos do mundo. Nesta quinta-feira, trazemos para você um dos pratos mais tradicionais da culinária japonesa o Lamen, indicação do chef Diego Sasaki Batista do food truck  Subarashi, cozinha japonesa tradicional, do Quintal Food Park. Nessa receita, diferente do macarrão instantâneo que conhecemos como lamen aqui no Brasil e que são preparados em “3 minutos”, é preciso tempo para poder fazer, mas o resultado é compensador. Itadakimasu (bom apetite em japonês)!

Lamen da Subarashi – cozinha japonesa tradicional

Ingredientes do Caldo
5 litros de água
1 gengibre (2 talos de cerca de 5cm)
1 colher de sopa de hondashi (tempero a base de peixe)
1 cebola (cortada ao meio)
1 cenoura (cortada ao meio)
1 alho poro (somente o talo cortado ao meio)
500ml de Saquê Azuma Mirim
2 colheres de sopa de shoyu
6 unidades de shitake seco
1 maçã inteira
6 fatias de 100gr de lombo de porco
Modo de preparo do caldo: junte todos os ingredientes e deixe fervendo, em fogo médio, por cerca de 9 horas. Não esqueça de repor a água durante todo o processo, para não deixar secar e nem queimar. Depois, coe o caldo, deixando apenas a carne e a alga.

Ingredientes para a finalização do Lamém
Macarrão Lamen tipo artesanal (150gr equivale a uma porção)
Tofú
Carne de porco (previamente assada)
Carne de vaca  (previamente assada)
Um punhado de Alho poro
Um punhado de Cebolinha
1 ovo cozido
Broto de bambu
Naruto (massa de peixe industrializada)
Uma pitada de Gergelim preto e branco
Modo de preparo: Cozinhe o macarrão lamen por cerca de 2 minutos, em água fervendo. Em seguida, escoe a água. Junte o lamen, já cozido, com o caldo preparado (aquele que fica 9 horas fervendo), coloque o suficiente para ficar caldoso cada porção do macarrão. Depois acrescente todos os ingredientes para finalização do prato, citados acima, que servirão como tempero final e complemento do lamen. Está pronto o tradicional lamen!

DiegoReceita indicada por Diego Sasaki Batista, chef de cozinha e sócio proprietário da Subarashi -Cozinha Japonesa Tradicional, localizado no Quintal Food Park, na Rua Presciliano Pinto, 2399, em São José do Rio Preto/SP. O horário de funcionamento é de Quarta e Quinta-feira, das 18h às 22h, Sexta-feira, das 18h à 1h, Sábado, das 16h à 1h, e Domingo, das 16h às 22h

01/09/2016

01/09/2016 09:09

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *