Santiago Garcia leva seu fotodocumentarismo para o Riopreto Shopping

FOTO E MEMÓRIA

Santiago Garcia leva seu fotodocumentarismo para o Riopreto Shopping

A exposição itinerante do fotógrafo e jornalista Santiago Garcia, um dos contemplados com o Prêmio Nelson Seixas 2017, fará uma parada no Riopreto Shopping Center entre os dias 23 a 31 de outubro. O trabalho “A Fotografia Por Meio Da Fotografia: O Humano Por Meio Da Técnica”, que o autor define como fotodocumentarismo, tem como objetivo lançar luz sobre os fotógrafos de Rio Preto.

“É um projeto que vai estender o viés teórico do meu doutorado para a prática fotográfica de tudo o que pretendo discutir”, comenta o fotógrafo, numa referência ao trabalho de pesquisa que já realiza na Universidade de São Paulo (USP), como aluno de doutorado em comunicação e também bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Em completa sintonia com a proposta do prêmio concedido pela Prefeitura, via Secretaria Municipal de Cultura, a proposta de Santiago é levar a exposição para os mais diferentes lugares e públicos, a fim de promover o debate sobre a atividade fotográfica na cidade. Para isso, faz a apresentação de imagens a partir do registro cotidiano de alguns profissionais da fotografia rio-pretense: nessa 1ª exposição foram retratados Ricardo Milani, Claudio Sartor, Ricardo Boni e Alex Pelicer. Mas outros fotógrafos ainda farão parte nas outras exposições que ainda serão realizadas. 

O olhar para a própria profissão, na busca da essência da arte de fotografar, é algo inerente ao trabalho deSantiago. Tanto que sempre que tem um tempinho, realiza cursos particulares voltados a quem tem vontade de aprender sobre fotografia analógica. Nessas aulas ele ensina a como fotografar em cor ou PB, em pequeno ou médio formato. A proposta é que o aluno trabalhe com equipamento analógico e dessa forma conheça alguns dos elementos fundamentais da imagem, como fotometria, filtros, composição e lentes.

Outra inspiração para Santiago são os registros dos céus límpidos, proporcionados pelo período de inverno. Com seu equipamento à tiracolo, ele já viajou para os mais diferentes lugares com o objetivo de captar cenas únicas do espetáculo celeste, longe da poluição atmosférica ou luminosa. O trabalho rendeu impressionantes imagens em cidades do interior paulista como Maracaí, São Manuel, Cosmorama, Votuporanga e Sebastianópolis do Sul.

Exposição itinerante

Depois da parada no Riopreto Shopping, Santiago ainda tem uma série de locações onde levará sua exposição, entre elas: Secretaria de Cultura (de 25 de novembro a 02 de dezembro), Shopping Cidade Norte (de 4 a 10 dezembro), Mercadão Municipal (de 11 a 17 de dezembro), Plaza Shopping (de 17 a 23 dezembro) e outros locais ainda em negociação. 

Oficina formativa

No dia 1º de dezembro o fotógrafo realizará uma oficina formativa sobre fotografia e composição fotográfica. Serão 3 turmas: manhã, tarde e noite, e serão realizadas na Secretaria de Cultura. Inscrições pelo telefone: 17 3202 2310. As vaga são limitadas.

Fiel ao seu estilo de trabalho, todas a fotos da exposição são preto e branco, algumas registradas com equipamentos que resistem à era digital.

“A Fotografia Por Meio Da Fotografia: O Humano Por Meio Da Técnica”

Riopreto Shopping, de 23 a 31 de outubro

23/10/2017

23/10/2017 12:13

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *