Bar de Rio Preto recebe videoinstalação surrealista

Projeto do artista Jef Telles faz temporada no bar Taberna da Vila, em São José do Rio Preto, com telas fotográficas manipuladas digitalmente e videoartes

Em uma combinação de fotografia, colagens digitais, poesia, som binaural e videoarte, a videoinstalação “Fotúreto” reestreia nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, no bar Taberna da Vila, em São José do Rio Preto (SP). A obra, de caráter surrealista, é composta por 15 telas impressas em canvas, que acompanham QR codes individuais. Ao escaneá-los, os espectadores podem ouvir ou assistir a micro-histórias referentes a cada imagem.

Conhecido por sua pesquisa na fusão de linguagens, o artista propõe a junção de dois trabalhos criados nos meandros da pandemia da COVID-19: “Fotúreto – A Cidade em Transe” e “Jardins do Fotúreto”, que discutem temas como inteligência artificial, educação, futuro, guerra e desigualdade, entre outros.

Última parte da trilogia do tempo, iniciada com a videoarte “Pazsado – Uma Fotografia” (2013) e seguida pela videoinstalação “Prezênite – Vagões em Movimento” (2016), “Fotúreto”, como o próprio nome sugere, recorre a fotografias manipuladas digitalmente para provocar o olhar sobre um futuro surreal. Chuva de melancias, fuscas voadores e pessoas vivendo no fundo do mar, dentro de copos de vidro, são algumas das imagens e histórias que desafiam o raciocínio lógico.

“O trabalho estreou durante a pandemia e, por conta disso, tivemos que fazer várias adaptações. Parte das telas, por exemplo, só pôde ser vista online, através do site. Cinco anos depois, sinto a necessidade de exibir essa videoinstalação fora do âmbito cultural, indo ao encontro do público. O bar Taberna da Vila é um local aconchegante e perfeito para abrigar a obra”, acrescenta Telles.

Para acessar os vídeos, além de um smartphone próprio, é recomendado o uso de fones de ouvido. Alguns áudios foram produzidos com microfone binaural, dispositivo que simula o ouvido humano, criando uma sensação sonora de 360º. “Acho incrível essa experiência, que os espectadores podem ter acesso com qualquer fone. Dentro do contexto ficcional de cada tela, ao escanear os QR codes, encontram-se poemas e videoartes sobre aquele universo e informações documentais, de como, onde ou por que aquela foto foi tirada”, explica o artista.

SINOPSE

Em uma combinação de fotografia, colagens digitais, poesia, som binaural e videoarte, a videoinstalação “Fotúreto” faz temporada no bar Taberna da Vila, em Rio Preto-SP, repleta de surrealismo. Casas em copos de vidro no fundo do mar, construções de edifícios no céu, chuva de melancias e uma fábrica de sonhos são algumas das telas impressas em canvas, nas quais você pode escanear QR codes e assistir às suas histórias no próprio smartphone.

SERVIÇO

Videoinstalação “Fotúreto”
Local: Taberna da Vila (Rua Conselheiro Saraiva, 809 – São José do Rio Preto, SP)
Período: 26/2 a 2/3
Horário: Terça a sábado, das 18h às 23h
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 12 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *