Centro Cultural Vasco celebra a música brasileira e sul-americana em seu aniversário de 14 anos

Programação de aniversário será nesta sexta e sábado (23 e 24), tendo como destaque a hondurenha-brasileira Indiana Nomma, que se apresenta pela primeira vez na região


O Centro Cultural Vasco completa 14 anos de história em São José do Rio Preto e promove um fim de semana especial, celebrando a cultura brasileira e sul-americana por meio da música. A programação será realizada nesta sexta e sábado (23 e 24), a partir das 19h, na sede do centro cultural no bairro Boa Vista.

O destaque da programação é a cantora hondurenha-brasileira Indiana Nomma, que se apresenta pela primeira vez para o público de São José do Rio Preto e região.

A noite de sexta (23) será marcada pela presença do jornalista e escritor Júlio Maria, autor da biografia Elis: nada será como antes. Haverá sessão de autógrafos do livro, que revisita a trajetória de Elis Regina (1945-1982). Indiana também marca presença e sobe ao palco do Vasco com o show Elis: cantos & contos, em que interpreta canções eternizadas pela voz de uma das grandes vozes da música popular brasileira.

Já no sábado (24), Indiana volta ao palco com o show Mercedes Sosa: a voz do sem voz, dedicado ao grande ícone da música popular argentina. Também haverá show da Banda do Vasco, que recebe o cantor e compositor João Liossi, e do grupo Samba do Zé, além da performance musical dos DJs Taroba e Hárlen Felix.

No primeiro dia da programação de 14 anos do Vasco, sexta-feira (23), a entrada é de graça. No segundo dia, sábado (24), o ingresso antecipado está sendo vendido por R$ 15.

Indiana Nomma
Nascida em Honduras, Indiana Nomma é filha de pai baiano e mãe gaúcha exilados na década de 1960, durante a ditadura militar. Já viveu no México, Nicarágua, Portugal e Alemanha Oriental durante o período da Guerra Fria, chegando ao Brasil em 1987. Porém, foi em 1980 que assistiu, aos 4 anos de idade, na Praça da Revolução Sandinista, na Nicarágua, aquela cujo legado musical é reverenciado por ela há 25 anos: a argentina Mercedes Sosa (1935-2009).

O show Mercedes Sosa: a voz dos sem voz nasceu em 2000, sendo apresentado mais de 100 vezes em teatros e festivais nacionais e internacionais.

Mercedes Sosa completaria 90 anos de vida em 2025 e, segundo Indiana, desde sua morte, em 2009, cada vez mais se tornou urgente a manutenção de seu legado, já que ela foi a única artista latino-americana a percorrer com sua voz mais de 50 países e interagir com artistas de inúmeros gêneros musicais. “Mercedes Sosa sempre buscou incentivar, através da música, o resgate das raízes culturais ameríndias, a força dos menos favorecidos e principalmente lembrar a memória das lutas travadas em defesa dos direitos humanos no continente sul-americano”, destaca a cantora hondurenha-brasileira.

Além de representante da música latino-americana, Indiana também expressa suas multifaces musicais através do jazz, cuja influência recebeu do pai, que além de sociólogo, escritor e outras formações, também foi clarinetista durante a década de 1930.

Durante seus quase 30 anos de carreira, ela cantou com orquestras, big bands e participou de festivais internacionais e nacionais cantando com artistas como Osmar Milito, Gilson Peranzzetta, Bruno Arias (Argentina), Ananda Jyoti (Índia), entre outros e abriu shows de Glória Gaynor, Billie Paul, Ney Matogrosso, Jorge Aragão, Alceu Valença, participando de apresentações com Milton Nascimento, Daniela Mercury, Leny Andrade, Áurea Martins, e outros mais.

Serviço
Sarau Elis: nada será como antes, com Indiana Nomma e Julio Maria
Dia 23/5 (sexta-feira), às 19h
Grátis

Festa de Aniversário SulameriCanto, com Indiana Nomma, Banda do Vasco e João Liossi, Samba do Zé e DJs Taroba e Hárlen Felix
Dia 24/5 (sábado), às 19h
Entrada: R$ 15 (antecipado)

Centro Cultural Vasco (Rua São João, 1840)
Informações e venda de ingressos: (17) 3363-1385 (WhatsApp) 

Foto: Marcelo Castello Branco/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *