Projeto resgata cultura popular e gera protagonismo infantil

“Vira Boi, Vira Boizinho – Confecção de Boi-Bumbá em Papelão” terá quatro oficinas gratuitas em Rio Preto

Para aproximar educadores e professores das brincadeiras ritualísticas da cultura popular, resgatar a contação de histórias e o fazer coletivo, o Projeto “Vira Boi, Vira Boizinho – Confecção de Boi-Bumbá em Papelão” estará em vários pontos de Rio Preto, em uma atmosfera lúdica de aprendizado e valorização da cultura afro-indígena.

Viabilizado por meio de Chamamento Público na categoria Difusão Artístico Cultural, o projeto tem, como contrapartida, a formação de professores e a utilização dos boizinhos. 

Segundo os organizadores Lucas Molina e Jéssica Dourado, as oficinas serão gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia, incluindo acessibilidade em Libras.

RESGATE DA CULTURA POPULAR

Para os educadores Lucas Molina e Jéssica Caroline, que irão ministrar as oficinas, os encontros oportunizados pela confecção do boizinho, exploram o protagonismo infantil dentro das manifestações da cultura popular de origem afro-indígena, resgatando brincadeiras que usam da convivência grupal e solidária. “Além Do resgate da cultura popular, as oficinas geram construção coletiva e sentimento de pertencimento, noções essas que disputam atualmente com brincadeiras imediatistas e extremamente competitivas”, destacam os professores.

PARA TODOS OS PÚBLICOS

Os professores destacam que, as atividades são destinadas ao público infantil, entretanto, jovens e adultos que sentem o desejo de brincar na coletividade são bem-vindos para participar ou assistir.

Com classificação indicativa livre, os espaços poderão agregar até 40 participantes, sendo recomendável a presença de um adulto para crianças menores de cinco anos.

PROGRAMAÇÃO

As oficinas terão duração de 1h30 incluindo um cortejo, contação de história, confecção do boizinho e o nascimento dos boizinhos no samba de roda.

O projeto já foi apresentado por lugares do estado de São Paulo e em Catalão/GO. A oficina contará também com a presença do mestre de capoeira angola Eddy Angoleiro e o percussionista Lucas Freitas que irá conduzir o samba de roda.

CONTRAPARTIDA

O projeto “Vira Boi, Vira Boizinho” estabelece como contrapartida a formação de professores em duas escolas da rede municipal – na educação infantil e no ensino fundamental I – para a distribuição de uma cartilha educativa abordando as possibilidades do trabalho com a cultura popular com foco no boi bumbá e o passo a passo da confecção do boizinho. “Buscamos, com este projeto, sensibilizar o corpo docente para o potencial transformador que as práticas e brincadeiras da cultura popular possuem na formação dos processos identitários”, finalizam os professores. 

SERVIÇO

Vira Boi, Vira Boizinho – Confecção de Boi-Bumbá em Papelão
Chamamento Público nº01/2024 – SMC/LNS Difusão Artístico cultural

Agenda:

1ª Oficina 12/04 – Estancia São Carlos em Rio Preto com o apoio do Centro Espírita Missionários da Luz que desenvolve há mais de 20 anos projetos sociais e educacionais para a comunidade local.

2ª Oficina FrESTA – A Jornada Literária 27/04 – 17h na Sede da Cia Apocalíptica (Gen. Osório, 1160 – Vila Boa Esperanca)  

3ª Oficina 17/05 – Cidade das Crianças 

4ª Oficina 07/06 – Parque Ecológico do Jardim do Bosque

Mais informações no Instagram dos ministradores: @varaldechita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *