O grupo Varanda Teatro, de São José do Rio Preto (SP), recebe nesta quarta-feira, dia 28 de setembro, a multiartista argentina Gabriela Cespedes em um bate-papo online de encerramento da série de lives “Trecos, truques e traquitanas”, que revela o funcionamento das caixas de teatro lambe-lambe. A atividade é gratuita e acontece às 16h, no Instagram @varandateatro.
A conversa é a quarta da série e a convidada irá abordar o processo de montagem dos espetáculos e curiosidades dessa arte que é produzida em uma caixa cênica em miniatura. O público também irá conhecer aspectos como os mecanismos cênicos, o sistema de iluminação miniaturizada, os detalhes e recursos dos bonecos, além das experiências de apresentações presenciais e virtuais em razão da pandemia.
Atriz e lambe-lambeira, Cespedes colaborou no processo criativo do espetáculo “[Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-lambe” estreado em 2018 e por meio do qual o grupo rio-pretense iniciou sua pesquisa em torno da linguagem. Também é coordenadora do curso “Teatro de Títeres y Objetos con especialidad en Teatro Lambe-lambe”, da Universidad del Chaco Austral, na Argentina. As lives já realizadas contaram com os lambe-lambeiros e integrantes da Varanda Fernanda Missiaggia, João Darte e Guilherme Hernandes.
O bate-papo integra o projeto “De olho nas [Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-lambe”, que teve início em maio e envolve outras ações online para todas as idades. Até 30 de novembro, ainda é possível acompanhar mais duas atividades gratuitas no canal da Varanda no YouTube, a qualquer horário. São dois vídeos tutoriais, um de teatro lambe-lambe de sombras com materiais recicláveis e outro de teatro de papel com caixa de sapato, para fazer em casa. Dentro do projeto, o grupo também já promoveu a oficina online “Teatro Lambe-lambe de papel para educadores”.
O projeto foi contemplado pelo ProAC Nº 03/2021, categoria Teatro / #CulturaEmCasa – Filmagem e licenciamento sem exclusividade de espetáculos para exibição online, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Um dos objetivos é fortalecer o reconhecimento da linguagem como arte nacional.
Outra ação, com data a ser definida, é a disponibilização, de graça, da versão online do espetáculo “[Histórias encaixotadas]” na plataforma #CulturaEmCasa. Composto por quatro histórias interligadas pelo tema “o homem e a sociedade”, o trabalho é inspirado em obras dos seguintes artistas plásticos: o brasileiro Goeldi (1895-1961), o belga René Magritte (1898-1967), o espanhol Pablo Picasso (1881-1973) e a brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973).
SERVIÇO:
Projeto “De olho nas [Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-lambe”, com Varanda Teatro
Live: Trecos, truques e traquitanas
Dia 28 de setembro, quarta, 16h, com Gabriela Cespedes
Onde assistir: Instagram @varandateatro
Grátis
Sinopse da atividade:
O interior de um teatro lambe-lambe é fonte inesgotável de curiosidades e alternativas que solucionam as questões técnicas das encenações que ali acontecem. Artistas compartilham o funcionamento de mecanismos cênicos, o sistema de iluminação miniaturizada, os detalhes e recursos dos bonecos, além de relatar o processo de montagem dos espetáculos, as experiências de apresentações presenciais e as experiências com apresentações virtuais desde o início da pandemia.
Vídeo tutorial: Teatro Lambe-lambe de Sombras
De 1º de maio a 30 de novembro
Onde assistir: https://bit.ly/YouTubeVarandaTeatro
Público alvo: adultos e crianças acompanhadas por um adulto
Grátis
Sinopse da atividade:
Um integrante do grupo ensina o passo a passo da construção de um teatro lambe-lambe preparado para receber o teatro de sombras, utilizando caixa de papelão e materiais reaproveitados e de fácil acesso.
Vídeo tutorial: Teatro de Papel com Caixa de Sapato
De 1º de maio a 30 de novembro
Onde assistir: https://bit.ly/YouTubeVarandaTeatro
Público alvo: adultos e crianças acompanhadas por um adulto
Grátis
Sinopse da atividade:
Um integrante do grupo ensina o passo a passo da construção de um teatro de papel, inspirado nos “toy theatre”, utilizando caixa de sapatos e materiais de fácil acesso.
Texto: /Divulgação
Fotos: Spedes e Auri Fotografia / Divulgação