SESC RIO PRETO APRESENTA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE SAÚDE E BEM-ESTAR DURANTE TODO O MÊS DE JUNHO

A busca por equilíbrio do corpo e bem-estar da mente são objetivos de muitas atividades da programação do Sesc. Nesse sentido, o projeto Corpo Odara se vale de diferentes ações, mostrando ao público da terceira idade que é possível superar desafios, transpor dificuldades e encarar as limitações. A partir de uma perspectiva do cuidado, tais propostas trazem muitos benefícios para o corpo e para a mente. 

Na cultura hindu, a palavra “odara” significa paz e tranquilidade. No Brasil, o termo também foi incorporado por religiões de matriz africana, sendo um conceito de beleza que abarca o bem e o belo numa mesma ideia. Também está relacionado com sentimentos e qualidades positivas. 

Corpo Odara se apropria não somente da palavra, mas de todo esse contexto de “estar bem”. As atividades do projeto abrangem desde práticas corporais, como uma aula aberta de yoga com música ao vivo, até uma minuciosa oficina para construção de um minijardim zen; todas têm como elemento norteador a meditação, ou o conceito de estar atento ao momento presente. 

No dia primeiro, a companhia Bonecos Urbanos faz uma intervenção na Unidade para apresentar toda a programação do projeto. 

Nos dias 3 e 4, sexta e sábado, em diferentes horários, o musicoterapeuta Marcos Lopes conduz uma meditação guiada por meio da projeção do som de instrumentos, que promovem uma harmonização no corpo e um relaxamento profundo.  

Vale destacar também a vivência Miksang – Meditação e Fotografia, que acontece no dia 4 de junho, sábado, das 15h às 16h. O encontro promove uma união de técnicas fotográficas e meditativas para criação de imagens feitas com câmeras de celular. 

Nos dias 30 de junho e 1º de julho, o público da terceira idade pode aproveitar a Roda Aromática, com a aromaterapeuta Ariana Barchik, que vai abordar a utilização dos óleos essenciais para cuidar do corpo e equilibrar suas estruturas. 

Toda a programação é gratuita. 

SERVIÇO 

CORPO ODARA no Sesc Rio Preto
Bonecos Urbanos
Intervenção teatral que apresenta ao público a programação do projeto, ao mesmo tempo que traz informações relacionadas aos cuidados com o corpo de forma divertida. Dia 1/6, quarta, das 16h às 20h
Grátis – 100 pessoas 

Lounge Relaxamente 
Vivência de meditação com experimentações tecnológicas que levam as pessoas ao relaxamento. Sessões rotativas com duração de 7 minutos. 
Dias 1 e 2/6, quarta e quinta, das 16h às 20h 
Grátis – Inscrições no local – 50 vagas 
Livre 

50 Razões para Rir 
Com Toni D’agostinho, cartunista e sociólogo. 
Essa atividade propõe uma interação bem divertida com o público: instalação Cartum, com cenário totalmente desenhado, uma exposição virtual do livro de caricaturas 50 Razões para Rir e finalização com caricaturas feitas para o público participante. 
Dia 1/6, quarta, das 16h às 20h 
Dia 2/6, quinta, das 14h às 18h 
Grátis – 100 pessoas

Musicoterapia
Vivência de meditação guiada com massagem sonora. 
Dia 3/6, sexta, das 15h às 17h
Dia 3/6, sexta, das 19h às 21h
Dia 4/6, sábado, das 10h às 12h 
Grátis – Inscrições no local – 30 vagas 

Miksang – Meditação e Fotografia 
Vivência que sugere o aprendizado de novas técnicas fotográficas e meditativas para criação de imagens com câmeras de celular. 
Dia 4/6, sábado, das 15h às 16h 
Grátis – Inscrições no local – 30 vagas 
Livre 

Terapia com Pindas 
Essa vivência ensina os participantes a confeccionarem Pindas, pequenas trouxas de tecido cru contendo ervas frescas e/ou desidratadas, sal ou arroz. 
Dia 9/6, quinta, das 14h às 16h30 
Grátis – Inscrições no local – 20 vagas 

Música para celebrar a vida – Uma Experiência em rodas de tambores 
Nesse encontro, o objetivo é utilizar essa terapia musical de forma descontraída. 
Dia 17/6, sexta, das 14h às 16h 
Grátis – Inscrições no local – 30 vagas 
Livre 

Yoga e Música
Aula aberta de yoga, com condução de música ao vivo. 
Dia 23/6, quinta, das 19h30 às 21h 
Grátis – Inscrições no local – 40 vagas 
Livre 

Jardin Zen 
Oficina para construção de um minijardim utilizando o bambu. 
Dia 24/6, sexta, das 14h às 16h 
Grátis – Inscrições no local – 30 vagas 
Para público da terceira idade 

Roda Aromática 
Vivência sobre a utilização de óleos essenciais e seus benefícios. 
Dias 30 e 1/7, quinta e sexta, das 14h às 16h 
Grátis – Inscrições no local – 30 vagas 
Para público da terceira idade 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *