Start up sem fins lucrativos ajuda quem precisa através de um clique

DOAÇÕES EM REDE

Start up ajuda quem precisa através de um clique

Sabe aquela sacola imensa de roupas que você não usa mais ou aquele móvel ou utensílios que estão em bom estado, mas para você não serve mais e só ocupa espaço na casa e que ficam dias, senão meses, para não dizer anos, esperando você encontrar um novo dono para ser doado?

Por falta de tempo, transporte ou mesmo de conhecimento em saber quem realmente está precisando, muitas doações simplesmente não acontecem. Pensando em auxiliar nessa logística, foi criado em São José do Rio Preto/SP a “Doações em Rede”, uma start up sem fins lucrativos, que visa por meio das redes sociais conectar quem quer doar, com quem está precisando, promovendo por meio do voluntariado toda a logística de entrega e distribuição.

A “mágica” acontece pela fanpage www.facebook.com.br/doacoesemrede. Quem quer doar pode mandar uma mensagem ou um post, descrevendo o que será doado, é solicitado também que a pessoa envie uma foto para que seja verificado o conteúdo da doação.

Nessa mesma página, os voluntários que queiram ajudar no transporte da carga também podem se cadastrar. Nesse contato é verificado que tipo de veículo que a pessoa possui e a disponibilidade de tempo em que ela pode ajudar. Os voluntários são comunicados através de um grupo de “WhatsApp” sobre a doação e é feito um agendamento para o recolhimento e distribuição.

Antes do lançamento do projeto, a equipe da “Doações em Rede” fez uma sondagem em cerca de 15 entidades assistenciais da cidade e listou as necessidades de cada uma, assim conforme o que está sendo oferecido a doação é direcionada.

A primeira doação do projeto foi feita para o Instituto dos Cegos Trabalhadores que recebeu roupas e brinquedos que serão vendidos no brechó da entidade, desde então diversas outras entregas foram realizadas. Uma delas foi para o Lar São Vicente de Paulo, que atende cerca de 100 idosos, que recebeu centenas de litros de leite. “É muito importante essa iniciativa, isso ajuda a complementar no que precisamos para atender a todos do Lar”, comenta Maralise Cristina Siqueira, assistente social do Lar São Vicente de Paulo.

Para a cozinheira do Lar São Vicente de Paulo dona Elza Cassonato Souza, a doação dos leites é sinônimo de felicidade a todos atendidos por meio de quitutes que poderão ser preparados. “Arroz doce, vitaminas, bolos, tortas, leite com chocolate, café com leite, entre outros”, lista dona Elza.

O tempo que se fazDoações

A ideia  de promover as doações surgiu justamente da falta de tempo de seus idealizadores que queriam ajudar a fazer a diferença, mas muitas vezes pela correria do trabalho, sem uma agenda certa, não podiam se comprometer a se voluntariar em um dia ou horário específico, mas que entre um compromisso e outro e nas horas vagas, ao longo da semana ou no final de semana, eles gostariam de se dedicar em alguma causa beneficente.

Assim surgiu o “Doações em Rede”, diversos profissionais que se agregam a essa ideia vão fazendo com o que o projeto aconteça, seja na criação da logomarca, na divulgação, na recepção dos novos voluntários à rede e no cuidado e carinho com os doadores e os beneficiados. A ideia do grupo é que ganhando “corpo”, o projeto aumente, expandindo para outras cidades da região e quem sabe até vire um aplicativo online que conecte doações em vários lugares pelo Brasil e pelo mundo.

Reportagem: Thais Alves
Fotos: Ricardo Boni

15/01/2016

08/01/2016 15:33

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *