Um guia especial com dicas gratuitas para se divertir muito no mês das crianças

PARA SAIR DE CASA

Um guia especial com dicas gratuitas para se divertir com as crianças

ESPECIAL SEMANA DA CRIANÇA – Tem coisa melhor do que ver uma criança brincando feliz? O mês delas chegou e é hora de comemorar se divertindo com os pequenos.  As brincadeiras são o recurso que eles têm para se expressar, além de gerar aprendizado e desenvolvimento físico e cognitivo, estimular a criatividade, a socialização, a colaboração e ainda agregar muitos outros valores que servirão para toda a vida. Em outras palavras, brincar é muito bom! Por isso, no mês especialmente dedicado às crianças, o Notícias do Bem fez uma lista com alguns lugares de São José do Rio Preto/SP onde elas podem brincar muito, entre si e com os adultos. Confira as opções – todas gratuitas – e divirta-se!

RepresaParque da Represa Municipal – “Eu gosto de ver os patos e as capivaras”, conta a pequena Rafaela, de quatro anos. Acompanhada da mãe, Ivana Godoy, do irmão, Gustavo (oito anos), e dos amigos da família, Magda de Oliveira e Sandro (sete anos), Rafaela se diverte com os bichos que são a marca registrada da represa de Rio Preto, um dos cartões postais da cidade. “Aqui é um local para passar bons momentos, aproveitar para ensinar valores, respeitar a natureza e a conviver com outras crianças. Aqui eles correm, se divertem. É uma delícia”, analisa Ivana. O parque ainda oferece pista de caminhada, aparelhos de ginástica, quiosques, banheiros e bebedouros. Uma estrutura agradável para que a diversão seja a única preocupação. Para quem gosta de bicicleta, uma pista exclusiva beira a água e proporciona uma vista linda, especialmente no pôr-do-sol. O acesso à região é livre.

ParqueParque Ecológico – Brinquedos de madeira, trilha para caminhada, plantas e árvores são as atrações do Parque Ecológico Educativo Danilo Santos de Miranda, que tem equipamentos projetados para adultos e crianças brincarem juntos. Os brinquedos têm caminhos interligados por pontes e túneis. De uma das dez torres construídas, as crianças podem deslizar por uma tirolesa. Além disso, dá para fazer piquenique com a garotada, que fica livre para correr, brincar e gastar muita energia. O Parque Ecológico Educativo Danilo Santos de Miranda pode ser visitado de terça a sexta das 8h às 19h, aos sábados, domingos e feriados das 9h às 18h. O endereço é Av. Benedito Rodrigues Lisboa, nº 1.300 – Jardim São Francisco (no final da Av. José Munia, próximo ao Cemitério Jardim da Paz). Mais informações pelos telefones: (17) 3216-2868 / 3226-2781.

Cidade da Criança – Uma área de seis alqueires abriga a Cidade da Criança, um dos locais mais adorados pelos pequenos rio-pretenses. O espaço conta com locais adequados para piqueniques e 230 brinquedos divertidos. As principais atrações são o foguetão e a Ponte do Rio que Cai”, mas a Cidade da Criança conta ainda com brinquedos clássicos, como gira-gira, escorregadores e balanços, ótimo para quem pretende passar boas horas longe da tecnologia e ao ar livre. Uma lanchonete oferece opções de alimentação e guloseimas. A Cidade da Criança funciona de terça a domingo das 9h às 17h e fica na Av. Daniel Antônio de Freitas, s/n – Distrito Industrial. Mais informações pelo telefone (17) 3234-5945.

CintiaPraças públicas – As pracinhas são um clássico da infância de qualquer pessoa que cresceu no interior. Em Rio Preto, são muitas opções com brinquedos, espaço para piqueniques, aparelhos de ginástica e, o mais importante: muita área verde. É diversão gratuita e saudável para crianças e adultos.  Cíntia Matos adora brincar com a filha Sophie, de quatro anos,  e é para as praças da cidade que elas costumam ir aos fins de semana. “As pracinhas proporcionam a vivência com outras crianças e experiências únicas na vida delas. Também são lugares perfeitos para aproveitar o tempo livre e fortalecer a nossa relação. Os brinquedos que também fizeram parte da minha infância são muito legais e é como se eu proporcionasse conhecimento do mundo para ela de uma forma divertida”, conta a mãe. Pela cidade, são muitas praças, procure uma no seu bairro e divirta-se!

SESCSESC – Engana-se quem pensa que o Serviço Social do Comércio (SESC) é apenas um espaço voltado para os trabalhadores do comércio. Adultos e crianças da comunidade também podem aproveitar as dependências da instituição, que realiza diversas ações em artes, educação, esportes, turismo social, saúde, meio ambiente, cidadania e alimentação abertas ao público e gratuitas. Entre elas, há uma programação ampla para os pequenos. Teatro, música, circo, literatura, cinema, meio ambiente e saúde são alguns dos temas abordados nas oficinas e atividades oferecidas. O SESC fica na Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333 e funciona de terça a sexta das 13h às 22h e aos sábados e domingos das 10h às 19h. A programação pode ser vista no site sescsp.org.br/riopreto. Mais informações pelo telefone (17) 3216-9300.

Reportagem: Vania Nocchi / Notícias do Bem 
Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem

10/10/2016

09/10/2016 13:08

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *