Unidos pelo Esporte realiza Campeonato de pipas em Rio Preto

VOANDO ALTO

Unidos pelo Esporte realiza Campeonato de pipas em Rio Preto

Nem mesmo o céu nublado da manhã desta quarta-feira (31/08) fez com que os alunos, participantes do programa Unidos pelo Esporte, desistissem de colorir o cinza do tempo fechado com o papagaios de papel e realizar o campeonato de pipas. Entre uma trégua e outra da fina garoa que caia, em São José do Rio Preto/SP, dezenas de estudantes se divertiram no campo 2 do Distrito Industrial em uma brincadeira de origem milenar e tão presente na cultura popular brasileira.

Promovido pelo programa ‘Unidos no Esporte’, o campeonato de pipas é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e coordenado pelo Departamento de Esportes Comunitários. “Os alunos aprendem a confeccionar pipas e soltar em local apropriado. Esta competição é bastante aguardada pelos alunos que também são conscientizados sobre os riscos no uso de cerol”, explica a Coordenadora do Programa, Cléa Márcia Bernadelli.

“Eu adoro brincar de pipa, é muita diversão, mas tem que ser com linha normal para não machucar ninguém”, ensina a aluna Vivian Caluque.

O programa Unidos no Esporte atende crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência, todas as quartas-feiras no Complexo Esportivo Antônio Natalone, em Rio Preto, das 8h30 às 10h30, e 14h30 às 16h30. São cerca de 250 alunos que participam de diversas atividades esportivas, entre elas, o futsal, basquete, dança, recreação, voleibol, natação, atividades especiais em datas comemorativas. 

CléaPara o campeonato, os alunos confeccionariam, com ajuda de seus coordenadores, suas próprias pipas, em oficinas realizadas pelo programa.  Todos os participantes do campeonato foram premiados com medalhas e dois troféus foram oferecidos – um para com menor pipa e outro para a pipa que subiu mais alto. Os ganhadores foram Alysson Alves das Silva, da Escola CAEEC Professora Nassif Gabriel, do Bairro Fuscaldo, e para Evelyn Pereira Dos Santos, da Associação Renascer, respectivamente.

Você sabia?

As pipas nasceram na China antiga e por volta do ano 1200 a. c. foram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares. 

A pipa também é conhecida em alguns lugares do Brasil como cafifa, papagaio, quadrado, piposa, pandorga, arraia ou pepeta..

Reportagem: Thais Alves / Notícias do Bem
Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem

31/08/2016

31/08/2016 11:38

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *