VACINA PARA OS PEQUENOS

Bebês de 1 ano de idade tomam aproximadamente 20 vacinas. E, mesmo diante desta realidade, a vacinação das crianças contra a Covid-19 tem gerado uma série de Fake News com mensagens absurdas e sem fundamento científico como: “Essa vacina vai mudar o DNA do seu filho”; “Criança não precisa de vacina, quase não pega covid-19”; e “O efeito colateral não vem agora, vem a longo prazo”.

Para combater essas inverdades, entidades importantes, médicos, imprensa e cientistas tem se manifestado a favor da imunização desta faixa etária, em especial neste momento de volta às aulas.

As Sociedades Brasileiras de Pediatria (SBP), de Imunizações (SBIm) e de Infectologia (SBI) acabaram de divulgar um posicionamento favorável à aplicação da Coronac para crianças acima de 6 anos. “Os benefícios da vacinação na população de crianças de 6 a 17 anos, com a vacina Coronavac, superam os eventuais riscos associados à vacinação, no contexto atual da pandemia”, diz um dos trechos das considerações finais do documento.

(https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/23.01.carta-divulgacao-sbim-sbi-sbp-anvisa-coronavac-criancas.pdf)

Em São José do Rio Preto, a campanha de vacinação inicia uma nova etapa nesta segunda-feira (24/01), com a inclusão de crianças sem comorbidades e deficiência. Até o dia 30 de janeiro, serão vacinadas todas aquelas com idade de 9 a 11 anos, conforme calendário estadual. Depois, de 31 de janeiro a 10 de fevereiro serão vacinadas as crianças de 5 a 8 anos de idade. As crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência continuam sendo vacinadas.

Em Rio Preto, a vacinação infantil será nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: Caic; Central; Eldorado; Jaguaré; Santo Antônio; e Vila Elvira.

Para imunizar as crianças, Rio Preto recebeu nesta sexta-feira 26.620 doses da vacina Coronavac, aprovada pela Anvisa para uso nas crianças de 6 a 17 anos. A faixa etária de 5 a 5 anos 11 meses 29 dias receberá a dose pediátrica da Pfizer.

Pais e responsáveis devem comparecer às unidades levando os documentos pessoais da criança e comprovante de residência de Rio Preto. É importante também preencher antecipadamente o cadastro do Vacina Já, disponível no Portal www.vacinaja.sp.gov.br.

Texto: Fernanda Peixe / Notícias do Bem
Fotos: Banco de Imagens / Canvas / Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *