Vanessa apresenta HUMALTERIDADE no Calçadão

PERFORMANCE

Vanessa apresenta HUMALTERIDADE no Calçadão

Idealizado pela atriz e performer Vanessa Cornélio, o projeto Asa de Borboleta Performance Art inicia nesta quarta-feira, 13 de setembro, no Calçadão de Rio Preto, temporada do projeto HUMALTERIDADE em diferentes pontos da cidade. Serão cinco apresentações com entrada de graça, até outubro, voltadas para todos os públicos.

As apresentações fazem parte da contrapartida do edital do Prêmio Nelson Seixas 2017, da Secretaria Municipal de Cultura, e buscam promover a descentralização da produção artística local. Por essa razão, acontecerão em diferentes espaços de vários pontos da cidade.

Segundo Vanessa, sua inspiração partiu do questionamento sobre o ser humano e o sistema de convenções no qual ele está inserido. Um sistema em que as relações sociais se tornam cada vez mais vazias e angustiantes. “Vazias no sentido que a vivência em blocos de afinidades aliena de tudo o que não é do interesse imediato desse bloco.”

É uma reflexão que parte da sua própria condição que, antes de ser limitante, é libertadora. Uma pessoa com deficiência de locomoção, contextualiza Vanessa, é um ser que possui em seu âmago uma personalidade, preferências e perspectivas, que vão além de ser cadeirante. E a busca por essa autoafirmação exige romper com amarras e conceitos pré-estabelecidos e rótulos.

A atriz é cadeirante há 24 anos e, por meio de sua arte, propõe uma experiência em que a presença de um “ser” diferente (em sua estrutura e códigos) se expõe completamente com o propósito de investigar e produzir efeitos sobre o seu observador.

PerformanceSERVIÇO

Performance HUMALTERIDADE, Projeto Asa de Borboleta Performance Art.

Quando: Quarta-feira, 13 de setembro, às 15h, na Praça Dom José Marcondes, Calçadão de Rio Preto

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

13 de setembro: Praça Dom José Marcondes, às 15h

6 de outubro:  Casa de Cultura Dinorath do Valle, às 19h

7 de outubro: Centro Cultural Vasco, às 21h

20 de outubro: Praça da Caixa-d’Água da Vila Diniz, às 17h

25 de outubro: Shopping Hb, às 11h

Mais informações: www.facebook.com/asadeborboletaperformanceart/

Texto: Marival Correa / Notícias do Bem
Fotos: Jorge Etecheber

13/09/2017

13/09/2017 09:55

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *