Vkutemas: O Futuro em Construção reconstrói escola soviética de artes

Exposição Artística

Vkutemas: O Futuro em Construção reconstrói escola soviética de artes

VkhutemasEm Moscou de 1930, a escola soviética de artes Vkhutemas foi fechada pelo regime stalinista. Dessa forma, uma das mais importantes revoluções artísticas do modernismo foi apagada. Vkhutemas (1918-1930) deixou um legado cultural que influenciou a célebre Bauhaus e a fundação do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA).

Pensando em mostrar a influência dessa escola e dos artistas que passaram por ela, de 25 de abril a 21 de julho, o Sesc Rio Preto recebe a itinerância da exposição Vkhutemas: O Futuro em Construção, com curadoria de Celso Lima e Neide Jallageas.

A exposição, que foi inaugurada no Sesc Pompeia, em 2018, recria cerca de 300 projetos de 75 artistas, designers e arquitetos da escola de artes, apresentando a história, as criações e os pensamentos da instituição universitária soviética Svomas-Vkutemas, marco das artes e do design enraizados na Revolução Russa de 1917.

VkhutemasEntre as obras recriadas, replicas de alguns dos maiores artistas experimentais da vanguarda soviética do século XX, como Maliévich, Ródtchenko, Tátlin, El Lissítzki, Lidia Komárova, Liubov Popova e Várvara Stepánova. São 75 mestres reunidos na mostra, entre designers e arquitetos ligados a correntes artísticas que firmaram a abstração e o construtivismo no mundo ocidental.

A abertura da itinerância, no Sesc Rio Preto, aconteceu na última quarta, dia 24, com a presença dos curadores Celso Lima e Neide Jallageas em bate-papo com o público sobre o processo de criação da exposição.

Vkhutemas: O Futuro em Construção é aberta ao publico e fica disponível para visitações, de terças a sextas, das 13h às 21h30, aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. De 25 de abril a 21 de julho.

O Sesc oferece também a oportunidade de escolas visitarem a exposição por meio de agendamentos, contando com apoio de equipe de monitoria e fornecendo ônibus para buscar os estudantes. Mediante consulta e disponibilidade do agendamento.

VkhutemasVKHUTEMAS: O FUTURO EM CONSTRUÇÃO
Curadoria: Celso Lima e Neide Jallageas.
Visitação:
De 25/4 a 21/7, terças a sextas, 13h às 21h30, sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30.
Agendamento: educativo@riopreto.sescsp.org.br. Área de Convivência. Grátis.

26/04/2019

26/04/2019 11:30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *