{"id":14161,"date":"2021-06-24T10:18:31","date_gmt":"2021-06-24T13:18:31","guid":{"rendered":"https:\/\/noticiasdobem.com.br\/?p=14161"},"modified":"2021-06-24T10:19:48","modified_gmt":"2021-06-24T13:19:48","slug":"precisamos-falar-sobre-o-ensino-a-distancia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/noticiasdobem.com.br\/noticias-do-bem\/precisamos-falar-sobre-o-ensino-a-distancia\/","title":{"rendered":"Precisamos falar sobre o Ensino a Dist\u00e2ncia"},"content":{"rendered":"\n\n\n
Artigo por Eduardo Parente<\/em><\/a> – CEO da Yduqs<\/a> e professor da Est\u00e1cio<\/a><\/em><\/p>\n\n\n\n N\u00e3o faz muito tempo, seja por desconhecimento, seja por mero preconceito, falava-se sobre a import\u00e2ncia e a contribui\u00e7\u00e3o das institui\u00e7\u00f5es privadas para o ensino superior com um certo constrangimento. Felizmente, isso s\u00e3o \u00e1guas passadas. Os n\u00fameros falam por si: as particulares abrigam hoje 76% dos 8,6 milh\u00f5es de universit\u00e1rios no pa\u00eds e permitiram que, pela primeira vez, tenhamos mais alunos das classes C, D e E no ensino superior do que os de fam\u00edlias das classes A e B. Al\u00e9m de escala e do perfil mais inclusivo do segmento privado, que tem 90% dos alunos oriundos das classes CDE, a tarefa de formar com qualidade tamb\u00e9m vem sendo realizada. Um dos balizadores mais importantes do setor, o Indicador de Diferen\u00e7a de Desempenho (IDD), mede justamente isto: a varia\u00e7\u00e3o no desempenho acad\u00eamico de um estudante ao fim do ensino m\u00e9dio (resultado no Enem) e no momento de sua gradua\u00e7\u00e3o no n\u00edvel superior (no Enade). De acordo com o censo mais recente do Inep (2019) as institui\u00e7\u00f5es privadas constituem 73% de todas com IDD considerado satisfat\u00f3rio (conceito 3 ou mais, numa escala de 1 a 5) e 72% das que possuem nota m\u00e1xima.<\/p>\n\n\n\n Por\u00e9m, se evolu\u00edmos em dar \u00e0s institui\u00e7\u00f5es privadas seu devido peso e cr\u00e9dito, ainda persistem um certo n\u00edvel de desconhecimento e um desconforto quando falamos do ensino a dist\u00e2ncia (ou ensino digital). Se observado sob as mesmas lentes da inclus\u00e3o, da qualidade e do potencial de transforma\u00e7\u00e3o social, o EaD representa uma verdadeira revolu\u00e7\u00e3o em andamento, cujos benef\u00edcios iremos colher ao longo das pr\u00f3ximas d\u00e9cadas.<\/p>\n\n\n\n Um primeiro mito que precisamos derrubar \u00e9 o de que o EaD canibaliza o ensino presencial tradicional. Os dados do setor mostram claramente que isso n\u00e3o acontece. O n\u00famero de alunos mensalistas do ensino presencial inclusive registrou leve aumento nos \u00faltimos cinco anos com os dados dispon\u00edveis, para a casa dos 3,6 milh\u00f5es, em 2019. Amplamente reduzido \u2013 levando a uma busca pelas mensalidades mais baixas do EaD \u2013 foi o financiamento p\u00fablico ofertado. Em 2014, o Fies, principal programa desse tipo, mantinha quase 1,4 milh\u00e3o de pessoas estudando. Em 2019, esse n\u00famero era de 700 mil estudantes.<\/p>\n\n\n\n O crescimento do EaD se deve a tr\u00eas grandes grupos de alunos, com tamanhos semelhantes. O primeiro s\u00e3o os que perderam o financiamento p\u00fablico, logo a condi\u00e7\u00e3o financeira para cursar o presencial. A esses somamos as pessoas que est\u00e3o em munic\u00edpios de pequeno porte, longe dos grandes centros, que n\u00e3o teriam condi\u00e7\u00f5es de receber um campus, mas que comportam um polo EaD. Por \u00faltimo, temos uma massa de 18 milh\u00f5es de pessoas que conclu\u00edram o ensino m\u00e9dio, mas que n\u00e3o ingressaram no ensino superior. Essas pessoas est\u00e3o vendo colegas buscando, com sucesso, uma educa\u00e7\u00e3o adicional em diferentes momentos da vida e est\u00e3o voltando a estudar.<\/p>\n\n\n\n Para as pessoas que n\u00e3o t\u00eam dinheiro, tempo ou acesso f\u00edsico, o EaD \u00e9 uma alternativa excepcional \u2013 quando n\u00e3o a \u00fanica op\u00e7\u00e3o. Para muitos de n\u00f3s, que vivemos com padr\u00e3o de renda, conforto e acesso que em nada deve ao de pa\u00edses ricos, \u00e9 dif\u00edcil manter em mente que para um morador do munic\u00edpio de Carutapera \u2013 cidade com 24 mil habitantes a cerca de 345 Km de S\u00e3o Lu\u00eds, com IDH de 0,556 e PIB per capita mensal de R$ 580 \u2013 o acesso a uma universidade \u00e9 uma possibilidade apenas para uma parcela \u00ednfima da popula\u00e7\u00e3o. Esse \u00e9 o perfil t\u00edpico e prop\u00edcio \u00e0 instala\u00e7\u00e3o de um polo de ensino a dist\u00e2ncia \u2013 um exemplo entre milhares, literalmente, em todo o Brasil.<\/p>\n\n\n\n Nos bons EaD em geral os resultados do Enade s\u00e3o compar\u00e1veis ou melhores que os do presencial das mesmas institui\u00e7\u00f5es. O conte\u00fado a que esses alunos passam a ter acesso \u00e9 produzido por professores das melhores universidades do pa\u00eds, privadas e p\u00fablicas, complementado por palestras de ministros, esportistas, CEOs, educadores renomados e muitos outros. \u00c9 a tecnologia levando conhecimento at\u00e9 outro dia restrito aos jovens da elite para todas as classes sociais, em todo o pa\u00eds e em todos os momentos da vida.<\/p>\n\n\n\n A metodologia de ensino \u00e9 nativa digital, criada para o smartphone e para a internet de baixo desempenho, bastante comum em diversas regi\u00f5es do pa\u00eds. O conte\u00fado \u00e9 formatado pensando no engajamento dos jovens (de todas as idades), buscando sermos competitivos com a mir\u00edade de distra\u00e7\u00f5es que o mundo moderno proporciona \u2013 em especial as redes sociais e os jogos eletr\u00f4nicos. S\u00e3o v\u00eddeos curtos, textos, pesquisas na internet, testes r\u00e1pidos, resumos, podcasts, sempre atualizados e se alternando na velocidade do mundo atual. No presencial, o tempo de ensino \u00e9 definido pelo professor, enquanto no EaD quem faz o tempo \u00e9 o aluno.<\/p>\n\n\n\n Os polos t\u00eam um papel muito importante, muito al\u00e9m da fun\u00e7\u00e3o regulat\u00f3ria de monitorar as provas. Existem polos de todos os tipos, mas os que mais me fascinam s\u00e3o os do interior. S\u00e3o estruturas muito simples, em linha com os 40 ou 50 alunos que atendem. Est\u00e3o l\u00e1 para ser um ponto de contato e orienta\u00e7\u00e3o, mas tamb\u00e9m oferecem algo que mais de 90% dos brasileiros n\u00e3o t\u00eam em casa: um ambiente de estudo adequado, com um canto tranquilo e silencioso e internet de qualidade. Nessas salinhas espartanas, com 30m2<\/sup> ou 40m2<\/sup> e mob\u00edlia simples, as portas do ensino superior se escancaram.<\/p>\n\n\n\n E quem est\u00e1 engajado nesses polos do interior? Temos a professora autodidata, que j\u00e1 d\u00e1 aula na escola municipal local, e que precisa de mais ferramentas para fortalecer a educa\u00e7\u00e3o de base. Temos o mestre de obras que quer ser engenheiro e construir um pr\u00e9dio. O dono do mercado que quer expandir seu neg\u00f3cio, e o artes\u00e3o que quer vender on-line para o mundo. Empreendedores, dos quais tanto dependemos como sociedade, e que agora, de forma simples, flex\u00edvel, ampliam tremendamente seus horizontes. S\u00e3o pessoas que acessam uma universidade, via de regra, pela primeira vez na hist\u00f3ria de suas fam\u00edlias.<\/p>\n\n\n\n N\u00e3o tenhamos, portanto, constrangimentos, d\u00favidas ou preconceitos com rela\u00e7\u00e3o ao EaD. As ferramentas digitais vieram para incluir e dar acesso. E a velocidade que estamos abra\u00e7ando essas ferramentas \u00e9 fant\u00e1stica. Temos uma pequena revolu\u00e7\u00e3o em andamento, que, no \u00faltimo censo (pr\u00e9-pandemia), j\u00e1 contemplava 2,3 milh\u00f5es de brasileiros. N\u00famero que ir\u00e1, sem d\u00favida, seguir crescendo muito, abrindo uma imensa oportunidade para transformar o futuro do nosso pa\u00eds.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Artigo por Eduardo Parente – CEO da Yduqs e professor da Est\u00e1cio N\u00e3o faz muito tempo, seja por desconhecimento, seja por mero preconceito, falava-se sobre a import\u00e2ncia e a contribui\u00e7\u00e3o das institui\u00e7\u00f5es privadas para o ensino superior com um certo constrangimento. Felizmente, isso s\u00e3o \u00e1guas passadas. Os n\u00fameros falam por si: as particulares abrigam hoje…<\/p>\n","protected":false},"author":3,"featured_media":14163,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[49],"tags":[],"class_list":["post-14161","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-noticias-do-bem"],"yoast_head":"\n