{"id":15776,"date":"2022-02-10T13:32:32","date_gmt":"2022-02-10T15:32:32","guid":{"rendered":"https:\/\/noticiasdobem.com.br\/?p=15776"},"modified":"2022-02-10T13:32:35","modified_gmt":"2022-02-10T15:32:35","slug":"futura-lanca-minicurso-online-gratuito-para-apoiar-professores-na-volta-as-aulas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/noticiasdobem.com.br\/noticias-do-bem\/futura-lanca-minicurso-online-gratuito-para-apoiar-professores-na-volta-as-aulas\/","title":{"rendered":"Futura lan\u00e7a minicurso online gratuito para apoiar professores na volta \u00e0s aulas"},"content":{"rendered":"\n\n\n
\u00a0Constru\u00eddo em parceria com o SESI-SP<\/a>, a forma\u00e7\u00e3o visa apoiar profissionais da educa\u00e7\u00e3o em compet\u00eancias socioemocionais, com foco no autodesenvolvimento e aprimoramento das rela\u00e7\u00f5es interpessoais\u00a0<\/p>\n\n\n\n Por ser fruto de alian\u00e7as estrat\u00e9gicas, algumas das quais com institui\u00e7\u00f5es que atuam diretamente com educa\u00e7\u00e3o, o Futura constr\u00f3i projetos a partir do di\u00e1logo constante com o \u201cch\u00e3o de escola\u201d. Este minicurso surgiu de conversas com a rede de escolas do SESI-SP <\/a>em meio \u00e0s suas a\u00e7\u00f5es de planejamento para 2022.\u00a0<\/p>\n\n\n\n O in\u00edcio do ano letivo se aproxima e com ele a possibilidade de retorno \u00e0s aulas presenciais, ap\u00f3s dois anos de ensino online e h\u00edbrido. Durante esse processo de retomada, tornou-se ainda mais importante o desenvolvimento das compet\u00eancias socioemocionais a fim de criar um ambiente receptivo a todos e todas e fortalecer as rela\u00e7\u00f5es interpessoais. <\/p>\n\n\n\n Com o objetivo de apoiar os(as) educadores(as) nesta volta \u00e0s aulas, a Funda\u00e7\u00e3o Roberto Marinho<\/a> e o Futura<\/a>, em parceria com o SESI-SP, lan\u00e7am o minicurso online e gratuito \u201cMedia\u00e7\u00e3o, arte e conviv\u00eancia \u2013 cuidando de si e das rela\u00e7\u00f5es para o retorno escolar presencial\u201d. O curso \u00e9 autoinstrucional, tem certificado e o conte\u00fado j\u00e1 est\u00e1 dispon\u00edvel na plataforma de cursos do Futura:\u00a0www.futura.org.br\/cursos<\/a>.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Com carga hor\u00e1ria total de 5 horas, o objetivo do curso \u00e9 apoiar os professores e gestores escolares a desenvolverem as suas compet\u00eancias socioemocionais para ent\u00e3o trabalharem este conte\u00fado com os estudantes. Ou seja: formar professores e gestores, para que estes possam formar estudantes. <\/p>\n\n\n\n Desenvolvido por Karen Aquini \u2014 educadora, pesquisadora, criadora e facilitadora de projetos e cursos com foco em arte e cultura \u2014, o conte\u00fado re\u00fane temas como: autoconhecimento; impactos da pandemia na educa\u00e7\u00e3o; criatividade; conex\u00e3o e cuidado consigo; curiosidade; pr\u00e1ticas individuais e coletivizadas. <\/p>\n\n\n\n \u201cO curso surgiu a partir do contexto de retorno \u00e0s aulas presenciais e considerando os desafios que profissionais da educa\u00e7\u00e3o e estudantes t\u00eam enfrentado desde o in\u00edcio da pandemia. Fica cada vez mais evidente, principalmente depois da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que a escola precisa considerar o desenvolvimento integral dos sujeitos, incluindo, al\u00e9m da aprendizagem cognitiva, a socioemocional.\u201d, conta Karen Aquini. Para ela, antes de pensar na forma\u00e7\u00e3o dos jovens e crian\u00e7as, \u00e9 necess\u00e1rio que os pr\u00f3prios profissionais da educa\u00e7\u00e3o tenham oportunidades de autodesenvolvimento socioemocional, e foi a partir dessa percep\u00e7\u00e3o que o curso foi estruturado. Considerando uma jornada de aprendizado n\u00e3o apenas te\u00f3rica e conceitual, mas que, a partir da inspira\u00e7\u00e3o em diferentes metodologias e no campo da arte, proporciona experi\u00eancias pr\u00e1ticas de autoconhecimento, empatia, coopera\u00e7\u00e3o, abertura ao novo e criatividade. \u201cEsperamos que, depois dos cursos, educadores e gestores escolares se sintam inspirados e motivados a continuarem suas jornadas de desenvolvimento socioemocional e de serem propositores desse tipo de experi\u00eancia na escola e, mais do que isso, se reconectem com a pot\u00eancia de suas pr\u00e1ticas educativas cotidianas na cocria\u00e7\u00e3o de novos caminhos para a escola e para a educa\u00e7\u00e3o\u201d complementa. <\/p>\n\n\n\n Cada cursista tem autonomia para definir seus hor\u00e1rios de estudo e seguir a carga hor\u00e1ria di\u00e1ria da forma que desejar, e quem concluir todas as aulas e atividades da trilha de aprendizagem ser\u00e1 certificado. Apesar de a forma\u00e7\u00e3o ter o objetivo de impactar principalmente os educadores, qualquer pessoa interessada no tema pode se matricular na plataforma de cursos do Futura<\/a>. <\/p>\n\n\n\n Segundo Daniela Berbel, Supervisora T\u00e9cnico- Educacional do SESI-SP: “\u00c9 importante que, em seu planejamento de a\u00e7\u00f5es, as institui\u00e7\u00f5es de ensino observem todo o contexto social e sua realidade local. Em um momento de pandemia, que se estende h\u00e1 quase dois anos, o mundo todo foi impactado em aspectos dos mais diversos como redu\u00e7\u00e3o de renda, impactos na aprendizagem, sa\u00fade mental com aumento de estresse e ansiedade. Paralelamente, a forma\u00e7\u00e3o integral do estudante \u00e9 uma prioridade para o SESI-SP, uma educa\u00e7\u00e3o ao longo da vida, que viabilize a compreens\u00e3o de si, do outro e do mundo. A amplitude da atua\u00e7\u00e3o para desenvolvimento das compet\u00eancias e habilidades socioemocionais dos estudantes se d\u00e1 em diferentes eixos como a educa\u00e7\u00e3o de sentimentos e valores, a cultura democr\u00e1tica e o projeto de vida. Compreendemos que o minicurso promovido fortalece nossa concep\u00e7\u00e3o e prepara de modo significativo os educadores para o retorno \u00e0s aulas em 2022.” <\/p>\n\n\n\n Servi\u00e7o:<\/strong> <\/p>\n\n\n\n Curso: Media\u00e7\u00e3o, arte e conviv\u00eancia \u2013 cuidando de si e das rela\u00e7\u00f5es para o retorno escolar presencial<\/strong>\u00a0 Texto: Caroline Romano \/ Approach Comunica\u00e7\u00e3o\u00a0 \/ Divulga\u00e7\u00e3o \u00a0Constru\u00eddo em parceria com o SESI-SP, a forma\u00e7\u00e3o visa apoiar profissionais da educa\u00e7\u00e3o em compet\u00eancias socioemocionais, com foco no autodesenvolvimento e aprimoramento das rela\u00e7\u00f5es interpessoais\u00a0 Por ser fruto de alian\u00e7as estrat\u00e9gicas, algumas das quais com institui\u00e7\u00f5es que atuam diretamente com educa\u00e7\u00e3o, o Futura constr\u00f3i projetos a partir do di\u00e1logo constante com o \u201cch\u00e3o de escola\u201d….<\/p>\n","protected":false},"author":3,"featured_media":15777,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[49],"tags":[],"class_list":["post-15776","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-noticias-do-bem"],"yoast_head":"\n
Dispon\u00edvel em:\u00a0https:\/\/www.futura.org.br\/cursos\/mediacao-arte-e-convivencia-cuidado-de-si-e-das-relacoes-para-o-retorno-escolar-presencial\/<\/a>\u00a0
Carga Hor\u00e1ria: 5 horas\u00a0
Acesso: gratuito\u00a0<\/p>\n\n\n\n
Fotos: Arquivo de Imagens \/ Divulga\u00e7\u00e3o<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"