AZUL DA COR DO MAR
Projeto contemplado pelo Prêmio Nelson Seixas oferece oficinas de cianotipia à alunos e professores
Estão abertas as inscrições para o projeto “Cianótipo – Azul da cor do mar”, da fotógrafa Cacá Romani, contemplado pelo Prêmio Nelson Seixas edital 003/2020 – Artes visuais (Fotografia).
O projeto é direcionado às escolas da Rede Pública de Ensino de São José do Rio Preto e consiste na realização de um dos processos mais antigos da fotografia analógica, a Cianotipia, impressão monocromática em tons de azul.
As oficinas aconteceriam no estúdio do fotógrafo Jorge Etecheber, com a orientação de Cacá Romani. Mas, por conta da pandemia, as escolas inscritas terão acesso a um vídeo aula, explicando o processo químico de impressão, e receberão também todo o material necessário para depois, quando as aulas presenciais voltarem, reproduzirem a atividade com os alunos.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] com o limite de oito vagas. A partir do dia 21 de setembro, os materiais para execução do projeto serão entregues às escolas participantes e o vídeo aula sobre a Cianotipia será disponibilizado nas mídias digitais do projeto, Facebook e Instagram (@projeto.cianotipo).
“O resultado das oficinas possibilita a realização de uma exposição, contendo as criações dos estudantes e educadores que participaram, permitindo assim, um primeiro contato com a fotografia e explicando sobre essa antiga técnica de impressão”, diz Cacá, fotógrafa e realizadora do projeto.
Sobre Cacá Romani
Cacá Romani é formada em turismo, com ênfase em eventos pela Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. Pós graduada em administração de eventos pelo Senac. E formada na escola Focus de fotografia em São Paulo e na Area Z em São José do Rio Preto, onde atua atualmente. Realiza ensaios femininos, familiares e infantil, fotografa eventos em geral e suas fotografias já participaram de concursos internacionais de fotografia. Já realizou duas exposições e atualmente é diretora de eventos e financeiro do Fotoclube Rio Preto e Branco.
Sobre a Cianotipia
Cianotipia, ou Cianótipo, é um processo manual e químico de impressão fotográfica analógica, que reproduz a imagem em tons azuis. O processo foi descoberto em 1842, pela botânica e fotógrafa inglesa Anna Atkins e pelo cientista John Herschel.
14/08/2020
14/08/2020 15:01