Fundador da Cia. Ir e Vir, de Rio Preto, Tiago Mariusso apresenta a ecoperformance “O Um e seu Outro” na próxima terça-feira (20), às 19h30, no canteiro da pista de caminhada do Vivendas, na Av. José Munia. O trabalho artístico se consiste na exibição de uma trilogia audiovisual fruto de um processo imersivo do artista na natureza. Logo após a exibição, haverá bate-papo com o artista e a equipe de produção da trilogia audiovisual.
A relação do performer com o ambiente está na base da ecoperformance, criação artística que busca, sobretudo, levar o público a refletir sobre a sua relação com a natureza e ancestralidade.
Em sua criação, viabilizada pelo Prêmio Nelson Seixas 2022, da Secretaria de Cultura de Rio Preto, Tiago buscou como referências o conto “Meu tio o Iauaretê”, de Guimarães Rosa (1908-1967) – que já havia estruturado um trabalho audiovisual anterior da Cia. Ir e Vir –, e o movimento da pop art, que nasceu nos anos 1950 com o artista multimídia norte-americano Andy Warhol (1928-1987).
“Para as gravações performativas, buscamos espaços como morros de terra vermelha, floresta nativa e cachoeiras, trazendo essa paleta de cores para o meu corpo enquanto performer. Recorro ao onírico para chamar a atenção para as questões ambientais, que são urgentes, além de propor uma arte intimamente relacionada com a natureza”, comenta Tiago.
A produção de “O Um e seu Outro” teve a participação de Sávio D’Agostino e Marcelo Nogueira (captação de imagem) e Mah Almeida (pintura corporal).
SERVIÇO
O Um e seu Outro – Tiago Mariusso
Terça-feira (20/12), às 19h30
Canteiro da pista de caminhada do Vivendas (Av. José Munia, 7144)
Grátis