Campanha quer mudar nomes de doces que reforçam o machismo e o racismo

Votação online da campanha ‘Respeito na Medida’ segue até este sábado (17) no site do Açúcar Guarani


Machismo e racismo são tão estruturais na sociedade brasileira que até na culinária há exemplos dessas formas de discriminação, com doces com nomes bizarros como maria mole, espera marido, teta de nega e bolo nega maluca. Mas você pode dar uma forcinha para mudar essa realidade, sugerindo novos nomes para essas iguarias e contribuindo para que expressões historicamente estigmatizadas sejam banidas da dinâmica social.

Uma campanha promovida pela Açúcar Guarani, marca de varejo da Tereos no Brasil, mobiliza as pessoas a sugerirem novos nomes para esses tradicionais doces. A votação é online e pode ser feita até este sábado (17) no site guaranimaisqueacucar.com.br/respeitonamedida.

Campanha ‘Respeito na Medida’, da Açúcar Guarani

Além do apoio popular para rebatizar os nomes dos doces via votação no site, a campanha, batizada de “Respeito na Medida”, também realiza um trabalho para conscientizar padarias a alterarem voluntariamente a denominação de suas receitas e exibir os materiais informativos sobre a iniciativas em seus pontos de venda.

A campanha vai, ainda, reverte cada voto recebido no site em uma doação de R$ 1,00 direcionado para a ONG Mãos de Maria. O projeto, que cresceu dentro da comunidade de Paraisópolis e já atendeu a mais de 4 mil mulheres, hoje é um negócio de impacto social no ramo alimentício e traz um espaço de fala para a população feminina em situação de vulnerabilidade social, promovendo autonomia econômica e capacitação profissional.

SERVIÇO
Campanha Respeito na Medida
Votação online até dia 17 de dezembro
Site: guaranimaisqueacucar.com.br/respeitonamedida

Fotos: Reprodução

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