O café, cujo dia mundial é celebrado nesta sexta-feira (14), é a segunda bebida mais consumida no Brasil, segundo um estudo baseado em dados da Associação Internacional do Café (ICO) e do Dieese.
Em média, os brasileiros bebem de 3 a 4 xícaras de café por dia, o equivalente a beber cerca de 5,8 kg por ano. Ainda segundo o levantamento, o Brasil está entre os 15 países que mais consomem o grão, em 14º lugar. Agora, quando o assunto é produção de café, o Brasil está no topo do ranking mundial: cerca de 40% da produção mundial total vem da terra dos Tupiniquins. Minas Gerais, São Paulo e Paraná são os principais estados produtores.
E quando falamos em café, já existe a assimilação direta com o seu composto principal: a cafeína. Só para se ter uma ideia, uma xícara de café expresso contém de 90 a 200mg de cafeína, enquanto a xícara do tradicional café coado tem entre 150 e 300mg da substância. Mesmo diante desses dados, o teor de cafeína não depende apenas do tipo de café. Na verdade, fatores externos como a quantidade de água utilizada, tempo de contato da água com o café e tipo de pó também influenciam nesse aspecto.
A cafeína é a substância mais consumida no mundo e atua como um poderoso estimulante do sistema nervoso central (SNC), melhorando o humor, o foco e o estado de alerta. Além disso, devido ao seu efeito estimulante também pode melhorar o desempenho físico durante os exercícios, aumentando a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, contribuindo para que mais sangue rico em oxigênio e nutrientes chegue mais rapidamente às células musculares. E ainda, favorece o uso de gorduras como fonte de energia, economiza combustível (glicogênio) para os músculos, reduzindo a fadiga e auxiliando no desempenho.
Para os amantes de café e seus efeitos benéficos para o corpo, o mais incrível desse produto não é somente sua maneira mais conhecida de consumir, seja coado ou cápsulas através de máquinas de cafés, mas sua potencialidade por meio de diferenciados produtos encontrados no mercado atualmente.
Lojas especializadas em produtos naturais e nutrição esportiva possuem alguns tipos desses cafés diferenciados, produtos com cafeína concentrada ou sem cafeína que podem proporcionar efeitos semelhantes. Na Bio Mundo é possível encontrar as cápsulas de cafeína da BioWay, por exemplo. Outros itens como os super cafés e cafés orgânicos também são encontrados em lojas Bio Mundo espalhadas pelo Brasil.
Muito conhecida pelo seu efeito termogênico no organismo, a cafeína ajuda a acelerar o metabolismo, auxilia na queima de gordura e ainda contribui para o emagrecimento. Ela é muito utilizada por atletas, já que atua diretamente no sistema nervoso central, proporcionando maior energia e melhorando o desempenho físico. E por ser um estimulante, também é indicada para quem gosta de estudar – claro que em doses moderadas, né?! Pois além de melhorar a atividade mental, ela promove a sensação de alerta constante e aumenta a concentração, diminuindo também a fadiga mental.
Nesses casos, é claro que sempre vale o bom senso. O ideal é procurar um nutricionista para ajustar a dose de acordo com a necessidade individual.
Outras opções diferenciadas são os super cafés, um blend energético completo pensado para o bem-estar. Ele reúne múltiplos ativos em apenas uma fórmula, com o objetivo de turbinar a performance durante os treinos e as atividades diárias.
Para os que não gostam de café, hoje já é possível encontrar refrescos funcionais em pó sem adição de açúcares, feitos a partir de extratos naturais de frutas, cafeína e outros ingredientes que ajudam a dar mais energia, concentração e disposição.
BEM Delícia
Segunda bebida mais consumida no Brasil, o café só perde mesmo para a água
Nesta sexta-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Café, uma bebida que faz parte da rotina de muitos brasileiros