Banda Black Pantera se apresenta em Rio Preto pela primeira vez no dia 13 de maio

Banda mineira de afro punk está no headline de festival organizado pelo Coletivo RPHC, que ainda terá The Almighty Devildogs, Ovu cuzido, Terrorcult, Amorfo e Eskröta


Uma das bandas mais relevantes do underground brasileiro nos últimos tempos, a Black Pantera fará seu primeiro show em Rio Preto no dia 13 de maio, como headline de festival organizado pelo Coletivo RPHC. O evento será no Círculo Operário Riopretano, na Vila Ercília, e ainda terá shows das bandas The Almighty Devildogs, Ovu cuzido, Terrorcult, Amorfo (Diadema) e Eskröta (São Carlos).

Formada em 2014 pelos irmãos Charles Gama (guitarra e vocal), Chaene da Gama (baixo e vocal) e Rodrigo Pancho (bateria), a Black Pantera é uma banda mineira que une elementos do crossover, groove, funk, thrash metal e hardcore ao ativismo.

Os irmãos Charles Gama, Chaene Gama e Rodrigo Pancho formam a Black Pantera

Dentre as influências do trio de músicos, há desde O Rappa ao Rage Against The Machine, passando pelos Bad Brains e o hors concours Metallica. Tudo isso agrega riqueza ao som do Black Pantera e ajuda a transpor barreiras que muitas vezes o som mais pesado impõe — mas sempre com autenticidade e respeito às raízes.

De acordo com Chaene, “as músicas falam do nosso cotidiano como cidadãos suburbanos negros, e refletem o que a gente viveu”. Questões sociais, políticas e econômicas ditam os versos que abrem mão da poesia profunda em busca de uma mensagem mais direta e passível de entendimento por todas as pessoas — o que Zack De La Rocha definiria em “Wake Up” como ‘radicalmente poético’.

Mesmo cantando predominante em português em seus dois álbuns, “Project Black Pantera” (2015) e “Agressão” (2017) — ambos independentes — a banda mineira rodou o mundo e deu o recado de maneira universal. Os shows em festivais como Download (França), Afropunk — nas edições de Nova Iorque, Paris e Miami — e Altavoz (Colômbia) foram o batismo de fogo para um projeto que havia começado de maneira informal na casa dos irmãos Gama e que, em poucos anos, já dividia palco com System Of a Down e Slayer, assim como a passagem por festivais e feiras nacionais como Porão do Rock, DoSol, Se Rasgum, Bananada, Feira Noise, SIM SP, Conferência CoMA, entre outros.


No ano passado, a Blakc Pantera se apresentou como atração do palco Sunset, no Dia do Metal do Rock In Rio 2022, juntamente com Devotos, além de Living Colour, Stevie Vai, Metal Allegiance e Bullet For My Valentine. Já neste ano foi uma das atrações brasileiras escalada para o Festival Lollapalooza Brasil, realizado em São Paulo no mês passado.

Serviço
Black Pantera
Dia 13/5 (sábado), a partir das 16h
Círculo Operário Riopretano (Rua Doutor Luíz Américo de Freitas, 65)
Ingresso único R$ 30
Venda online

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *