Chef Carol Góes ensina duas receitas com peixes para acompanhar o feriado santo

Chef da Cantina Tia Lina, de São Roque, ensina o passo a passo do Bacalhau Alla Tia Lina e do Filé Saint Peter com Amêndoas

A Páscoa 2023 está próxima e é hora de começar a pensar em quais pratos preparar neste dia especial. Assim como muitos brasileiros preferem, o bacalhau é presença garantida na mesa de muitos, pelo menos nesta ocasião. Mas, há opções que substituem o tradicional peixe, como o famoso Filé Saint Peter com Amêndoas.

Pensando nisso, a chef Carol Góes, da Cantina Tia Lina, localizada na Estrada do Vinho em São Roque, ensina a fazer a receita do Bacalhau Alla Tia Lina e o Filé Saint Peter com Amêndoas de um jeito prático, saboroso, bem colorido e, claro, com uma apresentação de dar água na boca.

Bacalhau Alla Tia Lina

Bacalhau Alla Tia Lina

Ingredientes:
– 700g de lombo de bacalhau
– 3 colheres (sopa) de óleo
– 6 batatas pequenas cozidas
– 6 azeitonas
– 6 tomates cereja
– 2 fundos de alcachofra
– Duas colheres (sopa) azeite extravirgem
– Uma cebola média fatiada
– 1 pimentão vermelho fatiado;
– Uma pitada de manjericão
– Uma pitada de orégano
– Uma pitada de sal
– Salsinha a gosto picada
– Alho-poró a gosto picado
– 1 ovo cozido
– Brócolis no alho e óleo para decorar

Modo de preparo:
Aqueça uma frigideira antiaderente para grelhar o bacalhau dos dois lados. Em outra frigideira, aqueça o óleo para saltear as batatas com as azeitonas e os tomates. Finalize com alho-poró e sal. Reserve.

Numa outra panela ou frigideira, aqueça o azeite para saltear a cebola e o pimentão. Tempere a gosto com manjericão, orégano, salsinha e sal. Reserve.

Coloque o bacalhau em uma travessa, e ao lado coloque os legumes salteados e por cima a cebola com pimentão, finalize com os brócolis e ovo cozido.

Para harmonização desse delicioso prato, o sommelier da Cantina Tia Lina, Celso Andrade, sugere o Adega Guimarães da Grand Cru, que é um vinho verde português, com aromas de frutas brancas e frutas cítricas, tendo uma boa acidez, leve e refrescante para acompanhar o prato.

Filé Saint Peter com Amêndoas

Filé Saint Peter com Amêndoas

Ingredientes
– 400g de filé de tilápia (Saint Peter)
– Sal a gosto
– Farinha de trigo para empanar
– Óleo para untar
– Uma colher (sopa) de manteiga
– 40g amêndoas laminadas
– 1 limão
– Uma pitada de salsinha picada
– Uma pitada de sálvia fresca picada
– Uma pitada de alecrim fresco

Modo de preparo:
Tempere os filés de tilápia com o sal. Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque um fio de óleo. Empane os filés na farinha e leve-os para dourar. Aguarde até que ele se solte do fundo para depois virar e grelhar o outro lado e reserve.

Em outra frigideira, adicione a manteiga e deixe derreter em fogo baixo. Coloque as amêndoas laminadas para dourar lentamente na manteiga. Retirar do fogo, esprema o limão e finalize com as ervas. Regue os filés com as amêndoas. Sirva imediatamente.

Já para o Filé Saint Peter com Amêndoas, foi indicado o Willian Fevre Petit Chablis, vinho branco feito 100% de Chardonnay pelo renomado produtor William Fèvre, um dos maiores nomes da Borgonha. Priorizando o caráter frutado, maçã verde, lima-da-pérsia, flores brancas e um toque mineral vão do nariz à boca, onde o vinho mostra boa acidez e estrutura surpreendente.

A Páscoa traz consigo, além dos símbolos de renovação, uma época cheia de chocolates. Por mais que demande conhecimento, a combinação de chocolate e vinho pode ser muito agradável ao paladar e a sugestão do sommelier da casa é o Churchills Ruby Reserva, um irresistível vinho do Porto jovial, elaborado a partir do corte de várias safras seguido por um período de amadurecimento em tonéis e sendo uma mistura caseira de vinhos premium.

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *