Dia do Bacon: chef Aldo Teixeira ensina a receita do Spaguetti Alla Carbornara

Receita típica das regiões de Roma e Lazio teve seu auge final da Segunda Guerra, quando alguém teve a ideia de guarnecer a massa com ovos e bacon


Para comemorar o Dia do Bacon (31 de agosto), uma receita com sabor único, do chef Aldo Teixeira, dos restaurantes Forchetta D’Oro e La Terrina, de São Paulo: o Spaguetti Alla Carbornara.

Trata-se de uma receita típica das regiões de Roma e Lazio, mas que teve seu auge final da Segunda Guerra Mundial, quando alguém teve a ideia de guarnecer a massa com ovos e bacon. E essa união dos ingredientes, em especial pelo bacon, ganha o paladar dos brasileiros.

Spaguetti Alla Carbornara

Ingredientes (para duas porções):
200g de espaguete
½ colher (sopa) de azeite de oliva
100g pancetta (ou bacon) cortado em fios
4 gemas de ovos
50ml de água
70g de queijo pecorino romano
Pitada de pimenta do reino
Sal a gosto (lembre-se de que a pancetta ja é salgada)

Modo de fazer:
Em uma panela com água abundante e fervente, cozinhe o macarrão até que atinja a consistência desejável. Em uma frigideira coloque o azeite, a pancetta (bacon) e leve ao fogo baixo até começar a soltar a gordura. Frite-o até que fique ligeiramente dourado. Reserve.

Em uma vasilha bata as gemas de ovos com o garfo, junte a água, o queijo e a pimenta. Reserve.

Escorra o espaguete al dente e leve-o a frigideira com o bacon, junte o caldo e mexa sempre até engrossar. Sirva de imediato. Buon Appetito!!!

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *