Festas juninas: confira 5 receitas com alimentos da safra e aproveitamento integral

Programa ‘Alimente-se Bem’, do Sesi-SP, ensina como incluir cascas, sementes e talos nas preparações de delícias típicas juninas


Uma das principais tradições da cultura popular brasileira, as festas juninas envolvem diversas comidas típicas preparadas com alimentos da época, como amendoim, milho, batata-doce e abóbora. Inspirado nesse clima junino, o programa Alimente-se Bem, do Sesi-SP, sugere cinco receitas que levam esses alimentos, além de partes de outros que geralmente são descartadas.

De acordo com a nutricionista do Sesi-SP, Joice Neris Ribeiro Pozenato, há vantagens econômicas nessas preparações. “Por incluírem alimentos da safra, os preços são mais baixos e a utilização de cascas, talos, bagaço e sementes ajuda a evitar o desperdício. Outro fator, é que são receitas rápidas e práticas, pois levam entre 30 e 60 minutos de preparo e possuem bom rendimento”, destaca.

Quanto aos benefícios à saúde, a nutricionista explica que receitas com aproveitamento integral contêm fibras que auxiliam no funcionamento do intestino e na redução do colesterol, como os bolos de milho. “No caso praliné, que é feito com amendoim, fornece proteína e vitamina E, um antioxidante que previne o envelhecimento precoce das células. Já o quentão, que adiciona o gengibre, possui propriedades anti-inflamatórias”, afirma.

Esses pratos podem ser servidos nas festividades em casa ou vendidos sob encomenda como uma forma de geração de renda, devido ao baixo custo, a praticidade, o sabor e a sustentabilidade.

No portal Alimente-se Bem, é possível encontrar essas e outras receitas que ensinam a utilizar os alimentos em sua totalidade e a reduzir o desperdício doméstico. As iniciativas conjuntas promovem menor impacto ambiental, que ocorre em toda cadeia de produção, principalmente no que se refere ao volume diário de resíduos.

Praliné junino

Ingredientes
– Duas xícaras (chá) de açúcar
– Meia xícara (chá) de glucose de milho
– Duas xícaras (chá) de amendoim torrado sem casca
– Uma xícara (chá) de semente de abóbora
– Uma colher (sobremesa de bicarbonato de sódio
– Uma colher (sopa) de margarina para untar

Modo de preparo
Em uma panela, misture o açúcar, a glucose, o amendoim e a semente de abóbora. Leve ao fogo, mexendo de vez em quando até ficar um caramelo escuro. Retire do fogo, acrescente o bicarbonato de sódio e misture bem. Em um recipiente untado com margarina, despeje a mistura, espere amornar e, com a faca molhada corte em quadradinhos. Deixe esfriar e sirva a seguir.

Milhocake

Ingredientes da massa
– Uma xícara (chá) de milho verde in natura
– 3 ovos
– Uma xícara (chá) de óleo de milho
– Duas xícaras (chá) de leite
– Meia xícara (chá) de talos de salsinha picados
– Uma xícara (chá) de farinha de trigo
– Uma xícara (chá) de aveia em flocos finos
– Duas colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
– Duas colheres (café) de sal
– Uma colher (sopa) de fermento químico em pó

Ingredientes do recheio
– Uma xícara (chá) de cenoura ralada
– Uma xícara (chá) de talos e ramas de cenoura picados
– 100g de queijo minas em cubos
– Duas colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo
Para a massa, misture os ingredientes secos (farinha, aveia, queijo, sal e fermento em pó) em uma vasilha e reserve. Bata no liquidificador os ovos, o milho, óleo, leite e os talos de salsinha. Junte a mistura aos ingredientes secos reservados e misture bem. Para o recheio, misture todos os ingredientes. Unte e enfarinhe formas de muffins ou de empadas de alumínio, coloque um pouco da massa, acrescente cerca de uma colher (sopa) cheia do recheio e complete com o restante da massa. Polvilhe o queijo parmesão ralado por cima. Leve para assar em forno médio preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar.

Bolo de bagaço de milho

Ingredientes
– 3 ovos
– 3 xícaras (chá) de bagaço de milho
– Uma xícara (chá) de leite
– Duas colheres (sopa) de margarina
– Uma colher (sopa) de fermento em pó
– Duas xícaras (chá) de farinha de trigo
– Duas xícaras (chá) de açúcar

Modo de preparo
Bata as claras em neve e reserve-as. Rale o milho e separe o seu bagaço, passando-o pela peneira. No liquidificador, bata com esse bagaço os demais ingredientes. Acrescente as claras em neve e mexa delicadamente. Em uma forma untada e enfarinhada, leve a mistura para assar em forno preaquecido por aproximadamente 40 minutos.

Dica: com o caldo, faça suco de milho ou curau.

Cocada cremosa de batata-doce

Ingredientes
– 3 xícaras (chá) de batata-doce com casca ralada
– Meia xícara (chá) de coco ralado fresco
– Meia xícara (chá) de açúcar
– Uma xícara (chá) de leite em pó
– Uma xícara (chá) de água

Modo de preparo
Em uma panela, junte todos os ingredientes e leve ao fogo até desgrudar do fundo. Leve para gelar. Sirva a seguir.

Quentão de casca de laranja sem álcool

Ingredientes
– Duas xícaras (chá) de açúcar
– 1 litro de água
– 6 colheres (sopa) de gengibre picado
– Uma xícara (chá) de suco de laranja
– 6 unidades de cravo
– 3 unidades de canela em pau
– 3 unidades de casca de laranja

Modo de preparo
Deixe a casca de laranja de molho por 24 horas. Escorra e reserve. Faça um caramelo claro com o açúcar, coloque a água, a casca de laranja, o gengibre, o cravo e a canela. Deixe ferver por 30 minutos e assim que o sabor se acentuar, desligue o fogo e acrescente o suco de laranja.

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *