O que é que a banana tem?

BEM DELÍCIA

O que é que a banana tem?

Uma das frutas mais populares do mundo, a banana tem muita coisa. Figurinha carimbada na casa dos brasileiros praticamente o ano inteiro, ela é rica em potássio, fibras e outros tantos benefícios para a saúde. São por esses e outros motivos que cada vez mais as pessoas aproveitam praticamente tudo dessa fruta, desde a sua versão mais verde (para comidas saudáveis) até a casca.

Mas é comum bater aquela dúvida na hora de comprar no mercado. Isso porque existem vários tipos de bananas. E se engana quem pensa que banana é tudo igual. A banana-da-terra, por exemplo, pode ser cozida, assada ou frita. A prata é ideal para a preparação de vitaminas ou para consumir de forma in natura. A banana maçã é excelente para fazer purê. Já a banana nanica é indicada para fazer bolos. A ouro é a mais doce das opções e é recomendada para adoçar bolos e vitaminas. 

Com essa grande variação da fruta, é muito comum que os chefes invistam na banana para a criação de seus pratos. No restaurante Beira Rio, por exemplo, a versão frita do tradicional virado à paulista foi substituída por uma farofa de banana com couve. Ela é servida sempre de quinta-feira. Eu aprendi essa farofa em um curso e achei muito interessante. A mistura de textura acaba surpreendendo os clientes, conta Luciano Nogueira Borges, dono do restaurante. 

A farofa vai muito bem como acompanhamento de um churrasco, de uma feijoada ou de uma carne de porco. Se adicionado bacon, ela ganha um sabor defumado muito interessante. Para fazer em casa, não tem segredo!

Farofa de Banana com Couve

Ingredientes:

Banana
Manteiga
Farofa de mandioca
Cebola
Couve

Modo de preparo: Em um frigideira, coloque um pouco de manteiga e a banana cortada em rodelas. Deixe-a dourar um pouco (só o tempo de soltar o açúcar, mas não ficar muito mole). Acrescente a farofa de mandioca de espessura média e cebola. Envolva todos os ingredientes, tempere e, por fim, coloque a couve picada. 

Texto: Larissa de Oliveira/ Colaboração para o Notícias do Bem
Foto: Ricardo Boni

Fonte: Restaurante Beira Rio, avenida dos Estudantes, nº 2254. Funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 10h30 às 14h30.

09/03/2017

09/03/2017 08:56

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *