Saiba como diversificar e aumentar o valor nutricional do arroz em suas refeições

Por mais que cada versão do grão tenha diferença, o grande segredo está em alinhar o consumo do carboidrato com outros grupos alimentares


Na hora do almoço ou no jantar, o arroz normalmente fica entre as principais fontes de carboidrato escolhida para compor o prato. Com modo de preparo simples, e por ser um alimento hipoalergênico e vegano, o público consegue combinar o grão com inúmeros acompanhamentos. No entanto, para quem busca uma alimentação mais equilibrada, existem alguns truques para aumentar o valor nutricional dessas refeições e, ainda, diversificar o preparo do tradicional cereal, para que não se caia na mesmice.

Seja com as versões branca, parboilizada ou integral, o arroz conquista paladares de diversas idades. Mas para que o cereal desempenhe uma performance melhor no organismo, as pessoas devem equilibrar o seu consumo com proteínas, gorduras e fibras. Dessa maneira, conforme explica a nutricionista Larissa Zanette, o corpo terá acesso aos principais nutrientes. Além disso, ao alinhar com tais alimentos, o carboidrato se transforma em glicose em uma velocidade mais lenta, o que favorece a saciedade e previne a resistência à insulina.

Ao seguir esse conceito, o ideal é que 50% do prato seja composto por vegetais, crus ou cozidos. O restante deve ser divido entre proteínas e carboidratos. “A partir dessa montagem, o indivíduo comerá alimentos que atuam como fonte de energia, mantém o bom funcionamento e regulam todas as funções do organismo. Para não enjoar, as pessoas devem se aventurar na cozinha e preparar os alimentos de formas diferentes”, afirma Larissa.

Tipo de arroz
O tipo do arroz escolhido também pode impactar no valor nutricional final, uma vez que as três versões mais utilizadas no cotidiano possuem um processo de fabricação diferente. Na Kiarroz, marca da Fumacense Alimentos, por exemplo, o arroz integral é empacotado em sua forma mais natural possível e, por isso, tem um aspecto um pouco mais escuro em relação aos outros. Já o parboilizado e branco passam pela etapa de beneficiamento, onde são brunidos e polidos, o que lhes configura um cozimento mais rápido e uma cor clara.

“Todos podem fazer parte de uma dieta balanceada e rica em vitaminas e minerais, a grande dica é montar um prato colorido. Para potencializar o consumo de nutrientes, também é possível cozinhar o cereal na água que foi utilizada para outros legumes, pois eles soltam vitaminas hidrossolúveis que seriam descartadas”, enfatiza a nutricionista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *