Três receitas de caldos para aquecer o friozinho da estação

BEM DELÍCIA

Três receitas de caldos para aquecer o friozinho da estação

Nesse friozinho da estação, nada melhor do que saborear um delicioso caldo. Pensando nisso, preparamos um especial BEM DELÍCIA com três receitas apetitosas para esquentar o seu dia, dica do chef Alexandre Villela, do Nhô Botequim,

Caldo de feijão

CaldoIngredientes:

1 kg feijão preto
2 gomos de linguiça calabresa
3 gomo de paio
200 g de bacon
200 g de carne seca
1 orelha de porco dessalgada
Louro, alho, sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Lavar o feijão e reservar. Lavar também a orelha e a carne seca (tirando bem o sal) e reservar.
Em uma panela de pressão refogar o bacon, alho, pimenta e as folhas de  louro, junte o feijão, cubra com água o quanto baste para cozinhar por 40 minutos. Junte as carnes e deixe cozinha por 40 minutos. Deixe esfriar, bata no liquidificador e volte para a panela, acerte o sal, se preciso. Sirva com cheiro verde e torresmo.


Caldo de pinto

Caldo1kg mandioca
1 coxa e sobrecoxa de frango sem pele
1 peito de frango com osso sem pele
6 a 8 espigas de milho verde (tirados da espiga)
Queijo curado a gosto
Alho, cebola,  sal, pimenta e cebolinha a gosto

Modo de preparo

Cozinhar a mandioca na pressão por 30 minutos e reservar. Cozinhar coxa e sobrecoxa e o peito de frango  com sal e pimenta (se preferir cozinhar com cebola, alho, cenoura, ervas frescas etc, terá um gosto melhor), depois de cozidos reservar o caldo coado e desfiar a carne. Refogue  o alho e cebola em uma panela de fundo grosso, junte o milho verde e refogue mais um pouco,  vá pingando o caldo reservado do cozimento do frango ate q o milho esteja suculento, junte o frango desfiado e deixe cozinhar mais um pouco pingando o caldo aos poucos.
Bata a mandioca cozida na água do próprio cozimento ate ter um creme não muito grosso e nem muito fino, junte ao refogado de milho e frango abaixe o fogo mexendo sempre com cuidado para não queimar, deixe cozinha alguns minutos, acerte o sal. Se estiver muito grosso coloque mais um pouco do caldo do cozimento do frango. Salpique o queijo meia cura ralado e sirva com bastante cebolinha bem picada.

Caldo de abobora cabotiã com gorgonzola

Caldo1 cabotiã média
2 cebolas
3 dentes de alho
1 colher de sopa de polpa de tamarindo
250gr de gorgonzola
3 colheres de sopa de mel
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Descasque a cabotã retire a semente e pique em pedaços grosseiros.Em uma panela de fundo grosso refogue num pedaço generoso de manteiga a cebola, o alho e os pedaços de cabotiã, refogue  dourar bem, coloque  a polpa de tamarindo, o mel, o sal e a pimenta, cubra com água ou caldo de legumes se preferir e deixe cozinhar ate q tudo esteja bem macio. Deixe esfriar, bata no liquidificador com 2/3 do gorgonzola, volte para a panela acerte os temperos se necessário. Na hora de servir deixe ferver salpique gorgonzola por cima, e sirva com torradas.

Alexandre

Receita do chef do Nhô Botequim

16/06/2016

16/06/2016 06:24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *