BEM PENSADO
O que eu não sabia sobre o câncer
No consultório da nutricionista, falo amenidades sobre o meu currículo alimentar. De forma despretensiosa, revelo que tomo café em copo de plástico no trabalho. Dez vezes por dia. Mas só um dedo deitado. Para não exagerar. – Pare com isso. Sabia que o contato do líquido quente com plástico libera bisfenol, uma toxina que causa câncer? Use caneca de porcelana no lugar do copo. Imaginava que o cafezinho iria trazer problemas. Mas tudo bem.
Já planejava mesmo trocar café por leite de soja. É muito mais saudável e tem sabores que aprecio, como laranja, maçã e morango. – A soja utilizada no Brasil é transgênica. Significa que os produtos químicos envolvidos no cultivo podem acelerar o crescimento de tumores. Em nome do meu bem-estar, o jeito é migrar para as bebidas diet. – O aspartame, que faz parte desse tipo de bebida, é um dos adoçantes artificiais mais comuns. Provoca uma série de graves doenças, entre as quais defeitos de nascença e câncer. Refrigerante comum, então, surge como a melhor pedida… – Nem nos mais obesos pensamentos. Como é repleto de açúcar, produtos químicos e corantes, é alimento para as células cancerígenas. Preciso de um copo de água com açúcar para digerir tanta novidade… – Água tudo bem. Açúcar? Só se for em dose mínima. Se consumida demais, é prejudicial ao organismo.
Eleva os níveis de insulina e alimenta o crescimento das células do câncer. Por falta de opções seguras, vou ficar na água pura mesmo. De agora em diante, futebol só com pipoca de microondas e um belo copo com água mineral… – Você é que sabe o que vai comer. O corpo é seu. Só para sua instrução, pipoca de microondas é revestida com produtos químicos ligados a infertilidade e cânceres de fígado, testículo e pâncreas. Nem gosto tanto. Não vai fazer diferença na minha rotina. O mais inteligente é substituir a pipoca de microondas por cachorro quente. – Para ficar em um ingrediente, salsicha é embutido que tem nitrito e nitrato de sódio. Essa associação é explosiva, ou seja, está associada ao aumento significativo do risco de desenvolver câncer de cólon.
Desse jeito, serei obrigado a comprar uvas e morangos. – Pode ser interessante, desde que sejam orgânicos ou certificados como livre de pesticidas. Os produtos convencionais podem estar contaminados com substâncias cancerígenas. Vale lembrar que o risco aumenta se o consumo desses produtos for exagerado. Eu não tinha ciência nem que dieta deve ser feita durante todo o dia. Não apenas entre as refeições. Por hoje, já chega. Preciso caminhar e tomar um pouco de sol para digerir tanta informação. – Não se esqueça de passar protetor solar.
Texto: Raul Marques / colaborador Notícias do Bem
Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem
18/05/2016
18/05/2016 11:43