A persistência da poesia em tempos virtuais

Mais poesia, por favor

A persistência da poesia em tempos virtuais

Dizia Pessoa não acreditar em Deus. O grande poeta lisboeta se utilizava da lógica em estado bruto para justificar sua afirmação: não acreditava em Deus por nunca tê-lo visto. No entanto, abria uma emocionada concessão – “se Deus é as flores e as árvores, e os montes e sol e o luar, então acreditaria nele”. Essa dualidade e esse choque entre razão e sentimento, crença e descrença ficam ainda mais latentes em tempo pautado pelo virtual e pela instantaneidade.

PoesiaSeguindo a mesma corrente, poetas cada vez mais exploram as redes sociais para divulgar textos poéticos, são os instapoetas. A escritora Germana Zanettini usa o próprio corpo como meio de propagar seus poemas e expressar a sua arte. “A série ‘Poesia na Pele’ foi um trabalho experimental, mas que rendeu bastante exposição e ajudou a me assumir como poeta, revelando partes de mim a que ninguém tinha acesso – meu corpo e meus escritos. É mais uma forma de sentir e de transmitir sensações”, comenta Germana. É mais uma ação para destacar a importância de manter a poesia sempre por perto, e a rede está cheia de exemplos de outros poetas divulgando suas artes de forma original.

Além disso, a editora acaba de lançar a Coleção Poetas Essenciais, na qual apresenta autores estreantes que já divulgavam seus versos nas redes sociais. “São poetas essenciais porque abordam temas essenciais de forma poética. A essência precede a existência, no entanto, o poema existe para que a essência saia do silêncio”, consideram os editores da coleção. Fica a dica para conhecer, se inspirar e ler sempre mais poesia.

Títulos da Coleção Poetas Essenciais: Jardim de plurais (Alice Yumi Sakai), Primevo (Samara Porto), Preamar (Rudá Ventura), Não é o silêncio quem passa (Bruno Prado Lopes), Cem sonetos, pouco mais, pouco menos (Jayme Serva), Torre inversa (ainda, poesia) (Joaquim Antonio Pereira Sobrinho).

Sobre a editora

A editora Laranja Original destaca-se pela publicação de poesia, mas traz em seu catálogo outros gêneros de ficção literária, traduções, trabalhos jornalísticos, acadêmicos, de artes plásticas, música, ilustração, fotografia – e já são mais de 20 títulos publicados. Cada projeto recebe extrema dedicação, com o investimento em equipes altamente qualificadas para trabalhar os originais e lançar materiais de qualidade, em forma e conteúdo.

Texto: Redação / Notícias do Bem
Foto: Dois Fotodesign / Divulgação 18/01/2018

18/01/2018 13:15

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *