Alunos da Coopen doam chocolates para o Caeec

MUITO ALÉM DO CHOCOLATE

Alunos da Coopen nos ensinam o verdadeiro sentido da Páscoa

Seria um dia normal de aula para os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental da Coopen, escola particular de São José do Rio Preto. Mas, na manhã de ontem (23 de março), os alunos da professora Gislaine Santiago saíram da sala de aula para uma atividade diferente: aprender uma lição sobre amor, respeito às diferenças, cooperação, esperança e diversidade. Um dia para doar e para receber. A solidariedade, há oito anos, é uma das matérias ensinadas pela “tia” Gislaine, que se emociona ao dizer que a ação é, na verdade, uma troca.

FotosDestino: Caeec – Centro de Atendimento Educacional Especializado em Convivência -, que atende cerca de 80 pessoas portadoras de necessidades especiais com idades entre 17 e 40 anos. A entrega dos chocolates, arrecadados durante uma campanha realizada na Coopen, foi apenas uma desculpa para a visita, cujo valor vai muito além de bombons. A alegria, estampada no rosto das crianças e dos adultos, foi compartilhada durante a gincana realizada na quadra, o cachorro quente servido no refeitório e a entrega dos presentes. “O objetivo maior é esse: vê-los sorrindo, se abraçando, se respeitando e se amando”, comenta a professora Gislaine.

A “Páscoa Solidária” transmite valores que serão levados para a vida – vivenciar outra realidade é algo que as crianças, em média com oito anos de idade, não vão esquecer. Regina Martinez, coordenadora pedagógica da Coopen, reflete: “Se estivéssemos na situação contrária, gostaríamos que olhassem por nós. Então, devemos fazer nossa parte para que outras pessoas também tenham momentos de alegria”. Para muitos alunos do Caeec, esses serão os únicos chocolates da Páscoa. A troca acontece quando, ao receberem os bombons, eles doam amor, esperança, olhares e sorrisos sinceros. A cada momento único, um valor transmitido e uma esperança renovada. Ali, não há preconceito, apenas respeito e carinho e essa foi a maior lição dada aos pequenos que, no futuro, poderão transmiti-la a outras pessoas, promovendo, assim, uma corrente do bem. 

Texto: Vania Nocchi / Notícias do Bem

Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem

24/03/2016

24/03/2016 12:49

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *