Amigos arrecadam mudas e mobilizam ação de plantio de árvores pelas redes sociais

MAIS VERDE, POR FAVOR

Amigos arrecadam mudas e mobilizam ação de plantio de árvores pelas redes sociais

Quem vive no município de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, sabe que não é fácil achar uma sombra pelas ruas da cidade para se esconder do sol ou amenizar o calor escaldante que faz quase todos os dias.

Pensando em ajudar a mudar o cenário local de “cinza” por um mais verde e aliviar a sensação sufocante das altas temperaturas, o professor de inglês Lincoln Geraldeli e o biólogo e o professor de capoeira Eduardo Reino Bordin, mais conhecido como Eduardo Barata, resolveram através da internet mobilizar os amigos para a arrecadação de mudas e o plantio de árvores em espaços públicos da cidade.

Por meio de suas redes sociais, os professores pedem doações de mudas e fazem a mobilização para a plantação das mesmas. “Já plantamos dezenas de árvores em terrenos públicos e praças da cidade em bairros como Higienópolis, São Deocleciano, Cidade Nova, entre outros. A ideia é que a partir do plantio a comunidade local também se envolva na preservação e conservação das mudas para que elas possam crescer e se tornarem árvores saudáveis” revela Lincoln.

Eduardo Reino conta que o Grupo Abada Capoeira, no qual ele é professor, desenvolve diversas atividades, no Brasil e pelo mundo, ligadas à natureza e que foi em uma dessas ações que despertou o interesse dele em expandir ainda mais a ideia do plantio de mudas. “Em 2015, uma empresa fabricante de lápis distribuiu sementes que vinham juntas ao produto com os meus alunos plantamos 20 mudas com estas sementes. A partir daí, percebi que poderíamos ampliar esse movimento. O Lincoln também já desenvolvia essa ação de plantio no bairro onde mora e então resolvemos unir as atividades, envolvendo os amigos para ampliar o projeto”, conta.

PlantioPara que o plantio aconteça, todos os cuidados são levados em conta, desde a escolha da árvore até a maneira com que a muda  é plantada. “Normalmente, plantamos Quaresmeira e Árvores da China em espaços de pequeno e médio porte e em lugares mais abertos escolhemos árvores como os Ipês. Depois de plantada, cercamos a muda para que ela seja preservada e buscamos envolver a comunidade para que nos ajudem aguando e conservando a muda durante o seu desenvolvimento.”, ressalta o professor de capoeira.


Mudando o pensamento

Para se ter uma ideia, em Rio Preto há 8,46 metros quadrados de área verde por habitante, sendo que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o mínimo recomendado é de 12 m²/por habitante, sendo o ideal 36 metros quadrados. No Brasil, Curitiba, a capital do Paraná, é considerada uma das cidades mais arborizadas com 64,5 metros quadrados de área verde por habitante e segundo a OMS possui a melhor qualidade do ar do país.

Quem sabe um dia, com ações como esta, Rio Preto possa se transformar em uma cidade mais verde. “Muitas pessoas ainda têm a mentalidade de que as folhas das árvores fazem sujeira e por isso cortam, não cuidam e não querem que elas sejam plantadas. Esse pensamento tem que mudar. É preciso se conscientizar que as árvores ajudam a amenizar os efeitos do aquecimento global, melhoram a qualidade do ar, além de tornar a cidade mais bonita, mais verde.”, comenta o professor de inglês.

Se você ficou interessado em participar do projeto, seja doando mudas ou ajudando no plantio, ou quer saber mais como fazer para desenvolver uma ação como esta em seu bairro ou em sua cidade, acesse as redes sociais dos organizadores Lincoln Geraldeli e Eduardo Barata e sabe mais detalhes. Plante essa ideia!

DICAS DE PLANTIO E PRESERVAÇÃO

– Antes do plantio, verifique as características da árvore a ser plantada e se é adequada para o ambiente escolhido. Leve em consideração o tipo de raiz e o tamanho da árvore para não prejudicar o terreno e nem os fios das redes de energia.
– Depois do plantio, cerque a muda com telas ou estacas de madeira para protegê-la de possíveis predadores.
– Nos primeiros meses, durante o período de adaptação da muda no ambiente, é preciso adubar e aguar a planta com frequência.
– Os meses onde há mais índice de chuva como, por exemplo, dezembro, janeiro e fevereiro (no interior paulista) são os mais indicados para o plantio, assim a própria natureza se encarrega de manter saudável a nova árvore.
– Quando a árvore estiver grande, a poda deve ser feita periodicamente, mas é necessário saber como fazer para não prejudicar o seu desenvolvimento.
– Cuide com carinho das árvores, afinal elas literalmente trazem vida e cor ao nosso ambiente.  Aprecie os benefícios e a beleza da natureza!

Reportagem: Thais Alves / Notícias do Bem
Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem – Arquivo

15/02/2016

15/02/2016 10:45

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *