Aplicativo de saúde e bem-estar promete ser aliado das estratégias de RH das empresas

Brasil será o primeiro país das Américas a receber o Be Well World, um aplicativo orientado por dados dos colaboradores


Uma nova solução de saúde e bem-estar, baseada em um aplicativo orientado por dados dos colaboradores, o Be Well World, foi apresentada em encontro promovido pela divisão de Benefícios da Howden Brasil Corretora de Seguros, no mês passado, que reuniu líderes de RH de diversas empresas do mercado. O aplicativo já está em funcionamento na Europa e o Brasil será o primeiro país das Américas a disponibilizá-lo para colaboradores. Após a implantação interna, a solução será disponibilizada para os clientes.

O Be Well World é uma solução corporativa exclusiva e abrangente, uma plataforma associada a um aplicativo, que fornece uma abordagem holística e orientada por dados para o bem-estar dos colaboradores, com foco na mudança comportamental de longo prazo.

A experiência conectada visa melhorar a saúde em sua totalidade, abrangendo os quatro pilares do bem-estar: Físico, Financeiro, Emocional e Social. A variedade de recursos permite que os empregadores se adaptem às tendências de saúde e bem-estar, tenham acesso a dados que possibilitem o desenvolvimento de uma estratégia para aumentar o engajamento dos funcionários com as ações propostas e promovam o impacto dos benefícios de saúde, sempre avaliados por métricas, como diminuição do absenteísmo e presenteísmo.

“Acompanhamos diariamente os desafios enfrentados pelas equipes de Recursos Humanos e, um dos principais, está relacionado aos custos com saúde. Nosso papel é levar soluções que usem a tecnologia para engajar os colaboradores e estimular práticas saudáveis, de forma acessível e disruptiva. Os programas de saúde são fundamentais nesse sentido, mas temos que ir além e oferecer opções para que o colaborador e sua família usufruam dos benefícios que já têm em mãos. Muitas vezes, a falta dessas informações gera custos desnecessários, que impactam no valor das apólices e prejudicam a manutenção do Benefício mais valioso para todos, que ainda é o plano de saúde”, explica Claudia Machado, VP de Benefício da Howden Brasil, que comandou o encontro ao lado do presidente-executivo Andoni Hernández.

Diferenciais de mercado

“Há uma variedade de opções no mercado para clientes que buscam cuidar da saúde e do bem-estar dos funcionários, mas geralmente vêm como soluções pré-embaladas e pouco customizáveis. O Be Well World oferece a oportunidade de implementar uma solução estratégica e mensurável que esteja alinhada à estratégia específica de Benefícios para funcionários em longo prazo, conectando vários produtos e serviços para uma abordagem verdadeiramente integrada”, explica Mark Ramsook, diretor de Desenvolvimento Global de Benefícios para Europa e América Latina da Howden.

Essa é uma solução global para conectar funcionários em várias localidades, por meio de iniciativas de saúde e bem-estar. “A solução foi projetada e construída de acordo com uma abordagem científica comportamental testada. Os princípios HEAL – Healthier, Effort, Action and Lifestyle (em tradução livre para o português, ‘Mais Saudável em vez de Saudável’) visam usar uma mistura de técnicas de modificação comportamental, que se concentram na melhoria pessoal alcançável, pontua Ramsook.

Funcionalidades do Be Well World

Integração: integrações sob medida com outros apps, wearables e smartphones oferecem acesso às jornadas dos colaboradores e relatórios avançados, além de conectar aplicativos GP virtuais, EAPs e soluções de bem-estar financeiro para obter uma visão única e confiável do desempenho em vários produtos e serviços.

Conteúdos atualizados personalizados: os conteúdos têm atualização constante e são personalizados regionalmente, refletindo as diferenças culturais locais. É possível fazer aquisições de conteúdos, inserir pop-ups com rostos de famosos nas áreas de saúde e bem-estar para gerar interesse e engajamento e criar um calendário agendado e personalizado, com o suporte de notificações no aplicativo e por e-mail para apoiar o reengajamento e a eficácia contínua.

Campanhas e ações personalizadas: com base nos dados e objetivos individuais do colaborador é possível focar em áreas prioritárias, como melhoria do sono, saúde mental e resiliência, nutrição e pausas ativas, para ajudá-lo em cada etapa de sua jornada de saúde e bem-estar.

Desafios corporativos: promover desafios corporativos, locais ou multinacionais, é uma maneira de incentivar a equipe a competir e realizar junto, além de criar conexões fortes entre negócios e geografias. Ao registrar métricas como passos, perda de peso ou consumo de água todos os dias, os colaboradores ganham pontos que podem ser convertidos em recompensas.

Dados e insights: acesso ininterrupto a dados e insights por meio de uma série de painéis e análises que ajudam a prever tendências e levam a uma abordagem proativa e preventiva para a saúde e o bem-estar. Esses insights de dados agregados e anonimizados permitem rastrear a eficácia de suas próprias estratégias de saúde e bem-estar e comparar com outros usuários corporativos.

Branding: artigos da marca e postagens de boas-vindas podem ser adicionados e “fixados” na tela inicial, incluindo imagens e logotipos.

Foto: Paula Oliveira Villarinho/Divulgação

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