Artista de Rio Preto integra a maratona de apresentações da 24ª edição das Satyrianas

Mostra realizada pelo grupo Os Satyros tem início nesta quinta-feira (12), ocupando 12 locais de São Paulo


O ator, diretor e performer Murilo Gussi, fundado do GAL (Grupo de Apoio à Loucura), de Rio Preto, participa, nesta quinta-feira (12),  da 24ª edição da mostra Satyrianas, evento organizado pelo grupo paulistano Os Satyros. Ele apresenta, às 19h, na Praça Roosevelt, o solo “Maybe dessa vez”.

Em 2023, as Satyrianas têm como tema “Re_existir no Zé-Fênix”, em tributo ao diretor Zé Celso Martinez Corrêa, que partiu em julho deste ano. A programação tem início nesta quinta (12) e seguirá até domingo (15), com apresentações ininterruptas em 12 locais da capital paulista.

“Maybe dessa vez” nasceu a partir da cena que originou o espetáculo “Cabarexistência”, apresentado pelo GAL na última edição do Festival Internacional de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto).

Segundo Gussi, “Maybe outra vez” foi concebida, inicialmente, no ambiente virtual, em virtudo do isolamento social imposto pela pandemia, sendo apresentada em várias mostras. No formato presencial, integrou a programação da Reabertura do Teatro Municipal Humerto Sinibaldi Neto em junho de 2023 e pela primeira vez se apresenta na capital paulista.

Com provocação de Gustavo Colombini, a  ação inicia com um ator  em estado de desconforto ao abrir o depoimento e a partir das  primeiras revelações ele convida a todes para refletir sobre a existência, em tempo real.

Em seu jogo manifesto, o artista canta e conta sobre  sua doença e resistência, e, assim, cria um ambiente de show, em que música e poesia são utilizadas como púlpito para esse manifesto.

“A proposta é a tentativa de cura diante do momento assombroso que passamos. Eu me coloco como instrumento do ato performativo ao trazer à cena minhas próprias questões, que se universalizam na conexão com o contexto pandêmico e a relação com o fracasso.”

Foto: Priscila Beal/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *