Artista discute a cidade através de sua arte

VOCÊ TEM CERTEZA?

Artista discute a cidade através de sua arte

Instigar, fazer pensar, provocar, sair da sua zona de conforto… Você tem certeza? É por meio da arte que o artista expressa suas inquietações, contentamento ou descontentamento. Sem pretensão de impor uma resposta exata, o artista juny kp! discute a cidade por meio de sua arte e promove diversas ações para fomentar o cenário cultural de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.

IntervençõesSe você mora ou já esteve em São José do Rio Preto, você já deve ter visto, espalhado pelos quatro cantos da cidade, adesivos com a frase “Você tem Certeza?”, ou em muros  o desenho de dois grandes ícones do cangaço brasileiro “Lampião e Maria Bonita”. Esses são apenas alguns dos projetos do fotógrafo, rapper, artista plástico, dançarino, pensador, produtor, educador ou simplesmente o artista, como ele mesmo se intitula, juny kp!.

Expressão urbana

Todas as suas inquietações têm a cidade como maior inspiração. juny kp! conta que “desde sempre” a arte urbana fez parte da sua vida. No início da adolescência, os muros do município de Santos, no litoral paulista, cidade onde nasceu, foram suas primeiras “telas”.  “Todo ser humano quer deixar sua marca no mundo. Que seja um filho, um grande feito ou mesmo seu nome pela cidade”, conta ele que até hoje guarda em seus arquivos uma matéria de jornal, em que a foto ilustrativa da reportagem mostra de fundo um muro com sua marca como “Ostras” – assinatura que ele usava na época.

A pichação ostensiva em Santos, na década de 1990, fez com que a prefeitura da cidade criasse o projeto “Adote um Mural e Ganhe Dez Pixadores” em que alguns muros de espaços públicos se tornaram murais para serem ocupados com grafites. Essa ação, do qual juny participou, foi um grande divisor de águas para o jovem artista. “A partir do projeto comecei a estudar mais sobre a arte e potencializar o que já era latente e mim”, revela.

Da praia para o sertão

Em 1995, juny mudou-se para São José do Rio Preto para cursar Tradução na Unesp. Suas inquietações não se calaram com a mudança de cenário. Aos poucos, ele foi deixando sua marca também pelo sertão paulista, realizando ações intrigantes e provocadoras como a intervenção pública “Lição Básica”, em 1996, em que vestiu uma Caixa D’água localizada nas proximidades da universidade IBILCE/UNESP com um preservativo de 10 metros, para chamar a atenção sobre a AIDS e sua prevenção.  

Nesses mais de 10 anos no interior, o artista produziu e promoveu a arte em toda a sua extensão. Foram diversas exposições, intervenções e projetos, envolvendo a cultura hip hop, com o grafite, a dança, a fotografia, entre outras expressões culturais.

Casa de Criar

CasaHá cerca de um ano, juny concretizou um sonho e inaugurou a Casa de Criar, “um lugar onde a Arte Contemporânea tem seu espaço”, explica ele.  A Casa de Criar localizada na Rua: Presciliano Pinto, 1355 é usada de ateliê para o artista, de sala de aula para diversos cursos que ele promove, além de ser uma nova galeria para a exposição de arte na cidade e um palco aberto para quem quiser fruir da arte.

Segundo juny kp!, desde sua inauguração, a Casa de Criar já recebeu cinco exposições entre elas: “Sobre Papel”, onde 16 artistas mostraram sua arte por meio da folha de papel,  Que que o povo vê?!, realizada no final de 2015, com os trabalhos do profeta das cores, o artista Antônio da Silva Nascimento, F@&$a-se a pátria amada, com obras de Orlando Fuzinelli. Todas as mostras são realizadas sob a curadoria de juny kp e em sua maioria busca envolver a coletividade artística. 

Memento Lux – Rio Preto

Como parte de suas inquietações artísticas inspirada na cidade, juny kp! faz um resgate histórico e apresenta, até o dia 15 de julho, na Casa de Criar, a exposição “Memento Lux – Rio Preto”, com imagens de desde a década de 1960, clicadas pelas lentes de fotógrafos locais: Ruy Barbosa, Jorge Etecheber, Ivo Pirani, Jorge Maluly, Pierre Duarte, Paulo Berton, Toninho Cury, Ricardo Milani e o saudoso Edson Baffi.  

PraçaA mostra traz verdadeiras relíquias históricas como a imagem da Praça Jornalista Leornado Gomes, ou Praça Cívica como é conhecida, no centro da cidade, clicada por Edson Baffi, ainda na década de 1960. A foto mostra a beleza do monumento arquitetônico do prédio onde fica a Biblioteca Municipal, sem a atual construção do novo Terminal. A antiga Matriz, dedicada ao padroeiro São José, na Praça Dom José Marcondes, construída no inicio do século XX e demolida na década de 1973 para dar a lugar a o que é a hoje a Catedral São José, é outra imagem que impressiona. Quem quiser conferir a exposição, que é gratuita, basta agendar a visita pelo telefone (17) 99131-8500.

Com estas e outras ações, as inquietações de juny kp! continuam e a cidade fica à espera de novas provocações.  Para saber mais sobre os tantos trabalhos do artista acesse suas redes sociais juny kp! e Casa de Criar e sinta-se instigado pela urbanicidade de sua arte.

Reportagem: Thais Alves / Notícias do Bem
Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem

04/07/2016

03/07/2016 18:04

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *