Artista propõe experiência inovadora enviando cartas aos espectadores após o espetáculo

ARTE EXPERIMENTAL

Artista propõe experiência inovadora enviando cartas aos espectadores após o espetáculo

No mês de junho, a cidade de São José do Rio Preto/SP conheceu a obra Prezênite – Vagões em Movimento, do artista Jef Telles. Linense radicado em Rio Preto, ele faz arte experimental e utiliza diferentes linguagens artísticas em seus projetos. Prezênite, por exemplo, pode ser considerada uma obra de arte visual, performance, documentário, teatro – ou, ainda, tudo junto – e promove uma reflexão sobre o tempo presente, sobre as grandes cidades e a relação das pessoas entre elas e com a correria dos tempos modernos. O cenário, que reúne projeções, textos, áudios, objetos e uma participação do próprio autor, simula um beco, onde o espectador é convidado a interagir com as impressões de Jef e com reflexões sobre a maneira como utilizamos nosso tempo.

Parcerias e financiamento coletivo

Um dos objetivos de Jef Telles é levar sua arte gratuitamente para muitas pessoas e, ainda, prolongar a duração da obra. Por isso, como parte de Prezênite, a campanha “Adote um espectador” promove parcerias com estabelecimentos comerciais. O objetivo, segundo o artista, é “Resgatar a comunicação única e não virtual, levando a obra para um momento posterior à sua apresentação”. A campanha faz parte do projeto “Palavras Postadas”, que envia, para cada um dos espectadores, cartas individuais com poemas extraídos do espetáculo. “Todos os espectadores que escrevem nome e endereço em envelopes antes da sessão, recebem, via Correios, uma correspondência enfatizando o nosso diálogo com o tempo, a cidade e o indivíduo”, conta Jef. Como parceiros de Prezênite, os bares Tio Carrasco, Taberna, Gambofa e Vila Aurora, de Rio Preto, oferecem cortesias – como bebidas ou porções de petiscos – a quem chegar portando a carta recebida. Cada estabelecimento adotou, em média, 25 cartas. A DC Contabilidade e Consultoria também apoia o projeto, adotando espectadores.

A próxima parada de Prezênite será na cidade de Lins. Por enquanto, duas datas estão confirmadas, 8 e 9 de setembro, com cobrança de ingressos. Mas uma campanha de financiamento coletivo pretende arrecadar o suficiente para mais quatro sessões grátis. O objetivo, segundo o artista, é “Levar a arte ao máximo de pessoas possível. Precisamos parar para refletir sobre a passagem do tempo e sobre o que estamos fazendo com isso”. O projeto pode ser apoiado no endereço www.catarse.me/prezenite por pessoas físicas ou jurídicas. Como Prezênite – Vagões em Movimento pode ser apresentado em diferentes ambientes, em Lins, a barbearia Vecchio Barbieri será a responsável por abrigar o espetáculo. Em Rio Preto, a apresentação foi no Sesc. A produção do projeto é assinada por Daniela Honório.

https://www.youtube.com/watch?v=FxLA3pZAMmI

Texto: Vânia Nocchi / Notícias do Bem

Fotos: Jorge Etecheber / Divulgação

18/08/2016

18/08/2016 13:53

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *