Azul Celeste celebra 35 anos com oficinas, cursos, mostras, seminário e montagem de espetáculo

Viabilizada por edital da Funarte, programação gratuita terá início em fevereiro e segue até o fim do ano na sede do coletivo teatral rio-pretense


A  Companhia Azul Celeste, de Rio Preto, dá início, neste mês de fevereiro, a uma intensa programação voltada para as comemorações de seus 35 anos de história. Até o final do ano, uma variedade de atividades gratuitas movimentam a sede do coletivo teatral, viabilizadas pelo fomento do Edital Retomada – Grupos e Coletivos Artísticos 2023, da Funarte (Fundação Nacional de Artes), órgão ligado ao Ministério da Cultura/Governo Federal.

Entre as atividades que poderão ser acessadas  de graça pela comunidade de São José do Rio Preto e região estão oficinas, mostra de espetáculos em processo, mostra de audiovisual e um seminário que discutirá a arte da comicidade, além da abertura do processo criativo do espetáculo que marca os 35 anos da Azul Celeste: Aquele que tem os pés inchados, inspirado em Édipo, de Sófocles. Também será feita a publicação da revista Azul Celeste 35, com artigos e ensaios de profissionais de renome do teatro brasileiro, ligados a coletivos teatrais com mais de duas décadas de história.

Para o ator, diretor e dramaturgo Jorge Vermelho, fundador da Azul Celeste, comemorar os 35 anos da companhia tem um sabor especial de vitória e resistência: “Sabemos o quanto é difícil manter um coletivo de teatro, principalmente pela não existência de programas continuados de patrocínio.”

“Somos um dos grupos mais premiados de São Paulo e um dos nossos desejos é o de sensibilizar o empresariado com nossos projetos. É preciso ampliar o olhar dos departamentos de marketing das empresas”, destaca Jorge.

Ao longo de seus 35 anos de trabalho artístico ininterrupto, a Azul Celeste concebeu mais de 30 montagens, que circularam por diversos estados, recebendo mais de 250 prêmios nacionais. Além disso, o grupo também ofertou para a comunidade rio-pretense uma série de ações formativas e de difusão das artes.

Entre os parceiros da programação de 35 anos do coletivo rio-pretense estão nomes da cena nacional como o dramaturgo, roteirista e professor Luis Alberto de Abreu; o designer de luz, artista visual e fotógrafo Matheus Brant, que acaba de ganhar o Prêmio APCA de Melhor Iluminação; a diretora, dramaturga e roteirista Cintia Alves; o diretor e dramaturgo Alexandre Mate; e os artistas e pesquisadores Alice Viveiros de Castro, Álvaro Assad, Hugo Possolo e Lu Lopes (Palhaça Rubra).

Algumas atividades da programação já estão com inscrições abertas. Para saber sobre as inscrições das demais atividades, basta acompanhar as redes sociais e o site da Companhia Azul Celeste: www.companhiaazulceleste.com.br.

Companhia Azul Celeste 35 anos – Programação completa

Oficina de Dramaturgia
Com Luis Alberto de Abreu (São Paulo-SP)

A oficina de dramaturgia será realizada em três encontros (dois no formato online e um, presencial, de três dias cada) e terá como objetivo a escrita de peças curtas. Os dois encontros em formato online serão teóricos e versarão sobre os elementos fundamentais da dramaturgia. O último encontro será presencial com leitura, análise, discussão e avaliação dos trabalhos em processo.

26, 27 e 28/2, das 19h às 21h30 (online – Zoom)
4, 5 e 6/3, das 19h às 21h30 (online – Zoom)
15/3, das 19h às 21h30, 16 e 17/3, das 15h às 18h (presencial)
Classificação etária indicativa: 16 anos | 20 vagas
Inscrições: https://forms.gle/V9rabEAFQBMwt1B58
Sede da Cia. Azul Celeste (Alameda Norte, 383 – Jardim Primavera)

Curso de teatro para crianças e adolescentes
Com Clara Tremura e Ícaro Negroni (São José do Rio Preto/SP)

O curso tem o objetivo de despertar a criatividade e a expressão em crianças e adolescentes por meio do teatro. Um mergulho no mundo das artes e das descobertas acerca da construção de personagens e elaboração de uma peça teatral. Projetada para inspirar a imaginação, desenvolver habilidades de comunicação, observação e promover confiança. Finalização com montagem de peça teatral e apresentação pública gratuita.

11/3 a 29/6 (às segundas e quartas), das 16h30 às 18h30
Classificação etária indicativa: 10 a 16 anos | 20 vagas
Inscrições: https://forms.gle/ckJrRySDYDx19eq88
Sede da Cia. Azul Celeste (Alameda Norte, 383 – Jardim Primavera)

Ciclo de obras artísticas em processo
Com coletivos teatrais de São José do Rio Preto (SP)

O processo de criação de uma obra artística, na maioria das vezes, desenvolve ações e alcança resultados genuínos que dificilmente serão compartilhados com o público, de forma aberta. Esse processo dá-se, principalmente, no frescor das descobertas, a partir da imersão que os coletivos realizam nas investigações acerca da temática tratada no espetáculo. Este ciclo se propõe a compartilhar com o público fragmentos das obras em construção por coletivos rio-pretenses, abrindo diálogo sobre o processo de criação e suas especificidades.

23/3, das 19h às 22h
20/4, das 19h às 22h
18/5, das 19h às 22h
17/8, das 19h às 22h
21/9, das 19h às 22h
19/10, das 19h às 22h
Classificação etária indicativa: de acordo com cada coletivo convidado
Capacidade de público: 50 pessoas
Sede da Cia. Azul Celeste (Alameda Norte, 383 – Jardim Primavera)

Oficina de Iluminação Cênica
Com Matheus Brant (São Paulo-SP)

Organizada em cinco aulas, a oficina introduz as questões técnicas e artísticas mais relevantes relacionadas à iluminação cênica. As aulas serão ministradas, primeiramente, em formato online e, na finalização, em formato presencial, trazendo informações técnicas sobre os refletores e equipamentos mais encontrados nos espaços artísticos do Brasil e do mundo, além de seus acessórios como gelatinas, difusores, gobos, facas, íris, lâmpadas, barndoors e lentes. Indicado para iniciantes (sem nenhum contato prévio com o assunto) e iniciados, como diretores, cenógrafos, figurinistas, produtores e intérpretes, e também para pessoas que já atuam em luz e pretendem buscar novas informações e abordagens na sua área.

23 e 30/4, das 19h30 às 21h30 (online – Zoom)
2/5, das 19h30 às 21h30 (online – Zoom)
4 e 5/5, das 14h às 18h (presencial)
Classificação etária indicativa: 16 anos | 20 vagas

Curso de teatro para pessoas 50+
Com Daniel Neves e Linaldo Telles (São José Rio Preto/SP)

O curso tem o intuito de apresentar e cultivar a vivência teatral para todos aqueles que se interessarem e estão com 50 anos ou mais. O curso, teórico e prático, com duração aproximada de seis meses, é voltado para o conhecimento geral do teatro, e terá, como finalização, uma montagem desenvolvida pelos próprios alunos, com orientação e direção dos ministrantes, colocando em prática todo o aprendizado durante o projeto.

31/7 a 14/12 (às quartas-feiras), das 19h às 21h
Classificação etária indicativa: a partir dos 50 anos | 20 vagas
Sede da Cia. Azul Celeste (Alameda Norte, 383 – Jardim Primavera)

Mostra experimental de audiovisual
Com artistas e coletivos de São José do Rio Preto (SP)

Espaço de experimentação e compartilhamento público de obras audiovisuais, gerando reflexões sobre a sociedade e desafiando conceitos já estabelecidos. Seis artistas/coletivos rio-pretenses serão convidados para promover um diálogo com o público, aprofundando discussões sobre questões sociais, culturais e políticas.

23 e 24/8, às 20h, e 25/8, às 18h
Classificação etária indicativa: de acordo com cada artista/coletivo
Capacidade de público: 50 pessoas
Sede da Cia. Azul Celeste (Alameda Norte, 383 – Jardim Primavera)

Abertura de processo – Aquele que tem os pés inchados
Com equipe da Companhia Azul Celeste

Na abertura de seu novo processo, para a montagem do espetáculo Aquele que tem os pés inchados, inspirado em Édipo, de Sófocles, a Companhia Azul Celeste deseja compartilhar com o público as etapas iniciais que inauguram um caminho a ser percorrido até sua estreia.

1/9, às 17h
Classificação etária indicativa: 16 anos
Capacidade de público: 30 pessoas
Sede da Cia. Azul Celeste (Alameda Norte, 383 – Jardim Primavera)

Oficina de criação de obras para/com pessoas surdas
Com Cintia Alves (São Paulo-SP)

Esta oficina de prática teatral tem como objetivo promover a mediação cultural e artística com a comunidade local de surdas e surdos, criando um espaço de diálogo prático. A partir de relatos de acontecimentos do dia-a-dia, atrizes e atores são convidados a trabalhar a extra cotidianidade identificando marcadores conversacionais para a construção de uma dramaturgia.

26 e 27/10, das 15h às 18h
9 e 10/11, das 15h às 18h
Classificação etária indicativa: 16 anos | 20 vagas
Sede da Cia. Azul Celeste (Alameda Norte, 383 – Jardim Primavera)

Seminário da Comicidade
Com Alice Viveiros de Castro (São Paulo-SP), Hugo Possolo (São Paulo-SP), Alvaro Assad (Rio de Janeiro-RJ), Lu Lopes-Palhaça Rubra (Curitiba – PR) e mediação de Alexandre Mate (São Paulo-SP)

Uma oportunidade de se aprofundar na reflexão sobre a importância da comédia. Serão debatidas questões que envolvem tanto o aspecto teórico quanto prático dessa forma de manifestação artística. A comédia, ao longo da história, tem desempenhado um papel fundamental na sociedade, proporcionando momentos de descontração, crítica social e reflexão sobre questões cotidianas.

23 e 24/11, das 15h às 19h
Classificação etária indicativa: 14 anos | 30 vagas
Sede da Cia. Azul Celeste (Alameda Norte, 383 – Jardim Primavera)

SERVIÇO
Companhia Azul Celeste 35 anos – Resistência, Arte e Cultura no Interior
De 26/2 a 14/12 (diversos dias e horários)
Sede da Companhia Azul Celeste (Alameda Norte, 383 – Jardim Primavera)
Grátis
Site oficial: www.companhiaazulceleste.com.br
Instagram: @companhiaazulceleste

Foto em destaque: Victor Natureza/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *