Nova produção do Balé de Rio Preto, o espetáculo “Alumbramentos”, inspirado na obra de Manuel Bandeira (1886-1968), terá três apresentações de graça na cidade a partir da próxima quarta-feira (18). As apresentações serão realizadas no Teatro Municipal Nelson Castro (18/10, às 20h), no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto (26/10, às 20h30) e no teatro do Sesi (13/12, às 20h).
Além das apresentações, os bailarinos da companhia rio-pretense realizarão três oficinas de dança contemporânea nos seguintes locais: Teatro Municipal Nelson Castro (18/10, às 16h), Casa de Cultura Dinorath do Valle (26/10, às 9h e 11h) e Sesi Rio Preto (13/12, às 16h).
As apresentações e oficinas fazem parte do projeto contemplado no Prêmio Nelson Seixas 2023, da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto.
Com direção de Creuza Arruda e coreografia de Fernando Machado, o espetáculo busca trazer o instante único de (re) conhecimento da vida, o sopro de criação, em que um fato, que ocorre todos os dias, torna-se único, incomum, pessoal e particular, traduzido numa linguagem poética que leve a um alumbramento. Unindo ou recriando os versos nos corpos dos intérpretes, com gestos simples e cotidianos ou momentos de grande virtuosismo, assim como utilizando a quebra de ritmos que é proposta por esse magnífico poeta da língua portuguesa, o Balé de Rio Preti sentiu-se desafiado a reproduzir com fidelidade a linguagem poética de Bandeira, produzindo assim um espetáculo onde dança e teatro se unem na contemporaneidade.
Segundo a diretora, “Alumbramentos” não pretende encenar a biografia do autor, mas mostrar suas influências e vivência poética, partindo das características de linguagens utilizadas por ele em suas obras. “O espetáculo saboreia os momentos da vida e suas delícias. O alumbramento de Bandeira traz o instante único de (re) conhecimento da vida, recorrendo aos nossos símbolos mais constantes, como a infância ou o cotidiano, onde uma simples e banal notícia de jornal vira matéria prima em sua obra. Deixando-nos envolver por sua poesia, lida, relida, analisada, dissecada, bebendo do seu canto que vai do inconformismo a metamorfose, numa linguagem que expressa e envolve sinestesicamente o público, tentando, assim, ser fiel à alma do autor”, comenta.
“Alumbramentos” traz em cena os dançarinos David Balt, Carolina Campos, Fábio D’Albert, Fernando Souza, Gisela Zeghini, Nathália Gazola e Thaís Benites.
Serviço
Espetáculo ‘Alumbramentos’, com o Balé da Cidade de Rio Preto
Dia 18/10 (quarta-feira), às 20h
Teatro Municipal Nelson Castro (Av. Felíciano Sáles Cunha, 1020)
Dia 26/10 (quinta-feira), às 20h30
Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto (Av. Brigadeiro Faria Lima, 5381)
Dia 13/12 (quarta-feira), às 20h
Teatro do Sesi Rio Preto (Av. Duque de Caxias, 4656)
Grátis
Oficina de dança contemporânea
Dia 18/10 (quarta-feira), às 16h
Teatro Municipal Nelson Castro (Av. Felíciano Sáles Cunha, 1020)
Dia 26/10 (quinta-feira), às 9h e 11h
Casa de Cultura Dinorath do Valle (Rua Roberto Simonsen, 120)
Dia 13/12 (quarta-feira), às 16h
Teatro do Sesi Rio Preto (Av. Duque de Caxias, 4656)
Grátis
Fotos: Luiz Áureo/Divulgação