Uma das bandas mais relevantes do underground brasileiro nos últimos tempos, a Black Pantera fará seu primeiro show em Rio Preto no dia 13 de maio, como headline de festival organizado pelo Coletivo RPHC. O evento será no Círculo Operário Riopretano, na Vila Ercília, e ainda terá shows das bandas The Almighty Devildogs, Ovu cuzido, Terrorcult, Amorfo (Diadema) e Eskröta (São Carlos).
Formada em 2014 pelos irmãos Charles Gama (guitarra e vocal), Chaene da Gama (baixo e vocal) e Rodrigo Pancho (bateria), a Black Pantera é uma banda mineira que une elementos do crossover, groove, funk, thrash metal e hardcore ao ativismo.
Dentre as influências do trio de músicos, há desde O Rappa ao Rage Against The Machine, passando pelos Bad Brains e o hors concours Metallica. Tudo isso agrega riqueza ao som do Black Pantera e ajuda a transpor barreiras que muitas vezes o som mais pesado impõe — mas sempre com autenticidade e respeito às raízes.
De acordo com Chaene, “as músicas falam do nosso cotidiano como cidadãos suburbanos negros, e refletem o que a gente viveu”. Questões sociais, políticas e econômicas ditam os versos que abrem mão da poesia profunda em busca de uma mensagem mais direta e passível de entendimento por todas as pessoas — o que Zack De La Rocha definiria em “Wake Up” como ‘radicalmente poético’.
Mesmo cantando predominante em português em seus dois álbuns, “Project Black Pantera” (2015) e “Agressão” (2017) — ambos independentes — a banda mineira rodou o mundo e deu o recado de maneira universal. Os shows em festivais como Download (França), Afropunk — nas edições de Nova Iorque, Paris e Miami — e Altavoz (Colômbia) foram o batismo de fogo para um projeto que havia começado de maneira informal na casa dos irmãos Gama e que, em poucos anos, já dividia palco com System Of a Down e Slayer, assim como a passagem por festivais e feiras nacionais como Porão do Rock, DoSol, Se Rasgum, Bananada, Feira Noise, SIM SP, Conferência CoMA, entre outros.
No ano passado, a Blakc Pantera se apresentou como atração do palco Sunset, no Dia do Metal do Rock In Rio 2022, juntamente com Devotos, além de Living Colour, Stevie Vai, Metal Allegiance e Bullet For My Valentine. Já neste ano foi uma das atrações brasileiras escalada para o Festival Lollapalooza Brasil, realizado em São Paulo no mês passado.
Serviço
Black Pantera
Dia 13/5 (sábado), a partir das 16h
Círculo Operário Riopretano (Rua Doutor Luíz Américo de Freitas, 65)
Ingresso único R$ 30
Venda online
Fotos: Divulgação