Campanha de coleta de alimentos: pequenas doações levam comida à mesa de milhares de pessoas

DIA NACIONAL DA COLETA DE ALIMENTOS

Pequenas doações individuais geram resultados grandiosos e atingem milhares de brasileiros

Diariamente, com calma e perseverança, as formigas desenvolvem suas funções para, juntas, conquistarem objetivos que são capazes de gerar resultados grandiosos. A expressão “trabalho de formiguinha” representa, principalmente, o trabalho em equipe, a dedicação individual em prol de um objetivo comum, a união de forças. E é dessa maneira que o trabalho voluntário acontece. A imagem da formiga é emblemática e, por isso, identifica o Dia Nacional da Coleta de Alimentos, ação realizada em todo o Brasil que reforça a cultura do encontro e da partilha e que, este ano, chega à sua 11ª edição no dia 5 de novembro com a adesão de mais de 60 cidades para levar comida à mesa de quem mais precisa. 

Tudo começou nos Estados Unidos. Aos poucos, a iniciativa foi se espalhando pelo mundo: a ação ganhou adeptos em diversos países europeus até chegar ao Brasil, em 2006. Por se tratar de uma ação individualmente simples, qualquer pessoa pode ser voluntária do Dia Nacional da Coleta de Alimentos e colaborar para um resultado grandioso. O trabalho – de formiguinha – é simples: em um dia determinado pela organização nacional do movimento, voluntários abordam pessoas em supermercados, entregam uma lista de alimentos e, havendo adesão, a doação é feita no próprio local. Todo o material arrecadado é enviado, ao final do dia, para instituições que fazem a distribuição. A realização é da Companhia das Obras (CdO), organização não governamental que tem sede em São Paulo capital. No ano passado, foram arrecadadas 157 toneladas de alimentos em todo o País.

Seriedade: garantia de sucesso

Para garantir transparência e credibilidade, o controle nacional da campanha é rígido. “Ao final do dia, temos planilhas completas com todas as informações da arrecadação e elas são reunidas pela CdO, que divulga os números posteriormente. As pessoas podem confiar porque a campanha é séria e tem o objetivo único de colaborar com aqueles que mais precisam de ajuda para colocar comida na mesa”, avisa Juciene de Mello Machado, responsável pela coordenação dos supermercados parceiros. Ela gosta de deixar claro que todos os voluntários cadastrados no Dia Nacional da Coleta de Alimentos são identificados pela camiseta amarela com a marca da ação, que, não por acaso, leva uma formiga em sua composição.

Essa transparência é o que garante que, a cada ano, mais e mais pessoas participem da ação. A produção de material gráfico, a identificação de voluntários, a divulgação e a cobertura de outros custos que envolvem essa imensa articulação nacional são feitas por empresas e pessoas físicas que podem, a qualquer momento, consultar os números do ano anterior no site da CDO. Desde 2006, quando o Dia Nacional da Coleta de Alimentos começou a ser realizado no Brasil, o número de voluntários passou de 800 para mais de 6 mil.

Arrecadação local

Entre as cidades participantes está São José do Rio Preto/SP, que deve reunir mais de 200 voluntários espalhados por dez supermercados. “A cada ano, novos grupos se engajam no Dia da Coleta. É encantador o envolvimento dos voluntários e da população que, quando conhece a campanha, faz questão de participar”, analisa, satisfeita, Glorinha Guerreiro, uma das coordenadoras estaduais. Segundo ela, além dos voluntários que participam individualmente, este ano a ação contará com a ajuda de grupos locais do Rotary, Ielar, escoteiros, tiro de guerra, vicentinos, jogadores de rugby e de futebol americano. Glorinha conta que “No ano passado, foram arrecadadas cinco toneladas de alimentos em Rio Preto e isso é resultado do encontro, da vontade de todos em ajudar e partilhar. Para este ano, queremos ainda mais”.

No ano passado, 42 instituições rio-pretenses receberam as doações. A Associação Lar de Menores (Alarme) é uma delas. Segundo Mara Lúcia Néspolo, coordenadora de eventos da Alarme, a doação vem ao encontro das necessidades da entidade, que atualmente atende diariamente 550 crianças. “Todos os dias, são feitos 45 quilos de arroz aqui e o Dia Nacional da Coleta de Alimentos nos ajuda muito no sentido de garantir alimento para os atendidos. Não importa se a pessoa vai doar uma lata de milho ou cinco quilos de arroz. No fim, a ação conjunta tem um resultado maravilhoso”, analisa.

A Alarme sedia também o lançamento da campanha na cidade no próximo sábado (30 de outubro) a partir das 16h30 com a participação de grupos voluntários, organizadores, parceiros e representantes de instituições locais. “É uma grande festa, com apresentações musicais e de dança que comemoram o engajamento de todos”, conta Glorinha Guerreiro. A entrada é gratuita.

Participe

O Dia Nacional da Coleta de Alimentos será realizado no dia 5 de novembro, das 8h às 17h, em dez supermercados de Rio Preto: Carrefour Rodovia, Carrefour Rio Preto Shopping, Walmart, Tridico Parque Industrial, Tridico Solo Sagrado, Proença Anisio Haddad, Proença Vetorasso, Proença Pedro Amaral, JJ Supermercados e Tonin Superatacado. Achocolatado, açúcar, leite em pó, arroz, feijão, óleo, farinhas de trigo, milho e mandioca, enlatados, milho, ervilha, seletas, sardinha, molho de tomate e macarrão são os alimentos recebidos pela ação. Para doar, basta comprar o item desejado e entregar aos voluntários uniformizados, que estarão à disposição na entrada das lojas. Para participar da ação como voluntário ou como parceiro, o contato deve ser feito por e-mail ([email protected]). Faça parte você também dessa colônia nacional de formigas. Participe!

Reportagem: Vania Nocchi / Notícias do Bem

Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem e Divulgação / Dia Nacional da Coleta de Alimentos

27/10/2016

27/10/2016 13:31

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *