#VEM COM A JUJUBA
Campanha desmistifica o universo do autista e estimula a inclusão social
O autismo, um transtorno de desenvolvimento que compromete as habilidades de comunicação e interação social, ainda não tem cura, mas o preconceito tem. Com o objetivo de incentivar o convívio em sociedade, a inclusão e o fim preconceito relacionado ao transtorno, foi criado o movimento “Vem com a Jujuba”.
A campanha usa as redes sociais para divulgar informações e incentivar a integração social, em prol de uma sociedade mais consciente e preparada para conviver com pessoas com TEA (Transtorno Espectro Autista) e outras síndromes de forma ativa e acolhedora.
Nesta semana, foi lançado o primeiro vídeo do “Vem com a Jujuba” com participação dos artistas Marcos Mion, Suzana Gullo e a modelo Isabella Fiorentino que aparecem com seus filhos e de uma forma divertida incentivam a mudança de atitude.
“Muitas famílias escondem seus filhos que possuem alguma deficiência, síndrome ou desenvolvimento atípico por vergonha ou medo do preconceito. Nós acreditamos que quanto mais os portadores de TEA conviverem em sociedade, mais poderão se desenvolver e se adaptar, conquistando autonomia e independência- afirma Carolina Felício, a diretora da Jujuba AUTISMO empresa que realiza a campanha.
Segundo dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention |Centro de Controle e Prevenção de Doenças) uma órgão internacional que estuda diversas doenças no mundo, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. Em relação ao Brasil, com pouco mais de 200 milhões habitantes, estima-se que haja cerca de 2 milhões de autistas.
#vemcomajujuba
Para fazer parte deste movimento, basta postar em sua rede social foto ou vídeo com seu filho, irmão, primo, amigo ou algum conhecido autista em qualquer lugar fora de casa e marque a hashtag #vemcomajujuba.
A campanha ainda oferece também dicas, práticas e ferramentas de aprendizagem de forma gratuita. São tutoriais, conteúdo informativo e até um guia prático para quem quer entender tudo sobre autismo.
Toda a sexta-feira, um vídeo novo do movimento será publicado no site e nas redes sociais do #vemcomajujuba, contendo dicas para facilitar a saída de casa com o seu filho, como se programar e como minimizar as possíveis dificuldades, entre outras orientações que visam ampliar o universo do autista e de sua família – É muito importante para as famílias uma fonte de informação segura sobre novidades, pesquisas sobre autismo, mas, o mais importante são as dicas e soluções práticas para facilitar pequenas situações do dia a dia, como, por exemplo, ir à escola, a locais públicos, viagens de aviões, entre outras”, afirma Alessandra Camargo Ferraz, mãe de Rafael, com 13 anos e com TEA.
Confira nas redes mais detalhes sobre a campanha. Participe, curta e compartilhe essa ideia e #vemcomajujuba.
Reportagem: redação Notícias do Bem