Casal de lutadores promove a inclusão por meio das artes marciais

LUTA E FÉ

Casal de lutadores promove a inclusão por meio das artes marciais

Na semana do Dia dos Namorados, o Notícias do Bem conta para você a história de um casal que se uniu na luta para fazer o bem!  

Há oitos anos, Diego de Lima Rodrigues e Michelle Madalhano Rodrigues se conheceram em uma academia de artes marciais, onde ele era professor e ela uma das alunas. Os dois, que já dividiam uma mesma paixão, a luta, mais precisamente o Muay thai, logo se apaixonaram um pelo outro e se casaram. Nessa época, eles não tinham ideia de que, além de construir uma linda história de amor, que teve como fruto seu filho Tomaz, de 8 anos, iriam juntos realizar um sonho, literalmente, de luta e fé, que tinham em comum.

A vontade de tornar o Muai-thai possível a todos era um grande desejo do casal, que sabia que por meio da filosofia dessa arte marcial, que ensina disciplina, respeito ao próximo e companheirismo, poderia transformar muitas vidas.

Há quase 4 anos, Michelle e Diego, abriram sua própria academia, a Tribo de Judá, localizada, atualmente,  na rua Luis Pinto Moraes, 359, na Vila Diniz, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, onde realizam seu sonho dando aulas e promovendo ações sociais por meio da luta.  

Um dos primeiros projetos desenvolvido por eles foi junto à Fundação CASA – Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, em que jovens que cumpriam medidas socioeducativas eram levados à academia e participavam de aulas de Muay thai. Foram duas turmas, de 13 alunos, que durante seis meses puderam conhecer mais sobre a arte das oito armas,  conhecida o Muay thai, uma luta de origem tailandesa que se caracteriza pelo uso combinado dos dois punhos, dois cotovelos, dois joelhos e duas canelas e pés. Diego conta que mantém contato com alguns dos jovens atendidos e que tem orgulho de saber que fez parte do processo de mudança na vida deles.  “Tenho alunos que já se casaram e encontraram o caminho no bem. Eles falam que a luta ajudou nesse processo de transformação”, revela.

MUAY-THAI PARA TODOS

Diego e Michelle são campeões de Muay thai, mas consideram a maior vitória, as ações sociais que desenvolvem. Atualmente, eles realizam o projeto de inclusão “Muay-Thai para Todos”, que abrange três vertentes: a “Olhos da alma” – ensino de Mua-thai para  deficientes visuais, o “ Movimento Thai” aplicado aos cadeirantes, e “Thai Libras” – para surdos e mudos.

AulaA equipe do Notícias do Bem acompanhou uma aula com os alunos que são atendidos pelo Instituto dos Cegos Trabalhadores de São José do Rio Preto. Atentos aos ensinamentos do professor, Claudemir de Assis, Célia Batista e Jhonatan Henrique aprendem os primeiros movimentos da luta. “O esporte ajuda muito a gente na parte física, com o equilíbrio, e na parte social, pois é uma forma de nos integrar na sociedade”, comenta Claudemir.

Segundo a lutadora Michelle, o objetivo principal do Muay-Thai para Todos é realmente a inclusão social e por isso não há distinção, as turmas são abertas para alunos com ou sem deficiência. “Muitas vezes as pessoas não sabem lidar com quem tem algum tipo de deficiência e aqui a gente aprende e dá essa oportunidade de todos interagirem entre si durante o treino que é totalmente inclusivo”, ressalta a lutadora.

O resultado do trabalho deles é observado no desenvolvimento dos alunos e na satisfação pessoal deles em ajudar ao próximo. “Tivemos um caso de uma cadeirante, aluna nossa, que sofreu um acidente e teve uma lesão parcial na medula, que apresentava chances de voltar a andar. Quando se tem uma lesão na medula a pessoa não transpira na parte onde está paralisada. Depois de quase um mês de aula, essa aluna começou a transpirar nas pernas, sinal da evolução que ela teve por meio do esporte”, revela Michelle com felicidade e satisfação.

Atualmente, o projeto Muay-Thai para Todos atende, gratuitamente, cerca de 50 pessoas com algum tipo de deficiência de São José do Rio Preto e se estende para a cidade de Irapuã, onde há um braço do projeto sendo desenvolvido, mas a ideia é crescer ainda mais e atender cada vez mais pessoas. Para isso, Diego e Michelle precisam encontrar apoiadores. Se você quiser conhecer mais sobre o projeto e ajudar a fazer do Muay-Thai uma arte para todos, entre em contato pelo telefone (17) 99174 9640 (What’s App). Seja um apoiador desta ação, ajude nessa luta pelo bem!

Reportagem: Thais Alves / Notícias do Bem
Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem

10/06/2016

10/06/2016 01:05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *