Cênica realiza oficinas de teatro para pessoas com deficiências, artivismo e fotografia em Rio Preto

A programação tem início nesta quarta-feira (16), na sede do coletivo no Jardim dos Seixas, e faz parte do projeto Território Cênico


A companhia Cênica, de Rio Preto, está com inscrições abertas para três oficinas de artes gratuitas que serão realizadas dentro de seu projeto de formação e difusão artística, o Território Cênico. Não há necessidade de experiência prévia. As atividades são realizadas na sede do grupo, no Jardim dos Seixas.

A primeira oficina começa nesta quinta (17): “Teatro e expressão corporal para pessoas com deficiências”, coordenada por Reni Trombi, arte educadora, professora especialista em educação inclusiva e professora de teatro inclusivo. A atividade é voltada a adolescentes a partir dos 15 anos, preferencialmente com deficiências intelectuais e/ou físicas.

Segundo Reni, a oficina “será um momento de experimentação prática por meio de exercícios, jogos e interações, para um primeiro contato com o teatro e suas expressões artísticas que vão além dos limites do corpo e do cognitivo.” O objetivo é incluir, experimentar e descobrir a arte a fim de contribuir para a formação integral dos participantes, elevando a autoestima, desenvolvendo a criatividade e socialização.

A segunda oficina é “Ensaios sobre Artivismo – Ações para Resistir”, conduzida pelo multiartista Murilo Gussi (foto em destaque), diretor fundador do G.A.L. (Grupo de Apoio à Loucura), destinada a pessoas interessadas a partir de 16 anos. Os participantes desenvolverão pequenas releituras a partir das ideias do grupo, gerando um roteiro a ser compartilhado com o público. Será de 19 a 27 deste mês, em quatro encontros.

Fechando a programação de oficinas do projeto em 2023 tem “Luz Guerrilha”, com o diretor de fotografia José Vitor Gomes, nesta quarta e quinta-feiras (16 e 17), para pessoas a partir dos 16 anos interessadas no assunto. Quem se inscrever terá contato com conceitos de iluminação, temperatura e cores, exposição, enquadramento, movimentação de câmera, setup de equipamentos, convenções e hábitos dentro do set de filmagem. A proposta é capacitar as pessoas para desenvolverem fotografia cinematográfica utilizando pouca ou nenhuma luz profissional.

Serviço
Oficinas artísticas do projeto Território Cênico
A partir de 16/8 (quarta-feira)
Cênica (Av. das Hortênsias, 263)
Grátis
Inscrições online

Fotos: Julia Lisboa/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *