Cia. Apocalíptica realiza oficina de interpretação com Juliana Calligaris

Oficina ‘Rasaboxes – O Artista da Cena Como Atleta das Emoções’ tem início na quarta (15) e inscrição é de graça


A Cia. Apocalíptica, de São José do Rio Preto, está com inscrições abertas para a oficina de interpretação “Rasaboxes – O Artista da Cena Como Atleta das Emoções”, que será ministrada de graça pela atriz e diretora Juliana Calligaris, de Campinas, de quarta a sexta-feira (15 a 17/3), na sede do coletivo rio-pretense. A oficina é voltada para atores, atrizes e outros artistas, além de estudantes de teatro com mais de 16 anos, e foi viabilizada pelo fomento do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.

O Rasaboxes é um treinamento performático criado nos Estados Unidos nos anos 1990 pelo teórico da performance Richard Schechner, que combina o conceito de Atletismo Afetivo (A. Artaud) à noção de Rasa, termo que significa “sabor” em sânscrito e que nomeia as qualidades afetivas da performance do ator do teatro clássico indiano.

Segundo Juliana, os Rasaboxes treinam atrizes e atores, performers, bailarinas e bailarinos a trabalhar de forma holística: corpo, mente e emoções são tratados como um único sistema. “Os Rasaboxes produzem desempenhos cênicos que são viscerais e úteis em uma ampla gama de contextos: da sutileza na atuação cinematográfica à ousadia da Commedia Dell’Arte, do teatro naturalista à pura dança, música e movimento”, explica a artista, que é fundadora da Cia. Trilhas da Arte e doutora em Artes da Cena pela Unicamp (Universidade de Campinas).

Nos dois primeiros dias, 15 e 16/3 (quarta e quinta), a oficina será das 19h30 às 22h30, e no último, 17/3 (sexta), das 8h30 às 12h30. A inscrição é online e o link para o formulário está disponível no perfil da Cia. Apocalítica no Instagram (@cia.apocaliptica).

Os exercícios Rasaboxes visam a expressão pessoal e muito singular de cada Rasa individualmente por meio de desenhos, respiração, gesto, atuação e vocalização, até combinações complexas de Rasas realizadas por várias pessoas simultaneamente. Em cada oficina, novos meios de acesso de expressão das emoções são descobertos tamanha a gama de possibilidades expressivas que esse método permite.

Serviço
Oficina de interpretação “Rasaboxes – O Artista da Cena Como Atleta das Emoções”, com Juliana Calligaris
De 15 a 17 de março (quarta e quinta, das 19h30 às 22h30, e sexta, das 8h30 às 12h30)
Na Cia. Apocalíptica (Rua General Osório, 1160 – Parque Industrial)
Inscrições no Instagram da Cia. Apocalíptica (@cia.apocaliptica)
Grátis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *