Cia. Girino apresenta espetáculo ‘Desmonte’ no Sesc Rio Preto nesta sexta

Peça remonta a tragédia vivida nas cidades de Mariano e Brumadinho e denuncia as políticas predatórias das mineradoras


A Cia. Girino apresenta, nesta sexta-feira (28), às 21h, no teatro do Sesc Rio Preto, o espetáculo “Desmonte”, que remonta a tragédia vivida nas cidades de Mariano e Brumadinho e denuncia as políticas predatórias das mineradoras. Os ingressos estão disponíveis para compra online no site do Sesc São Paulo, no aplicativo Credencial Sesc SP ou presencialmente nas bilheterias das unidades, a partir de R$ 10.

Inspirado nos rompimentos de barragens nas cidades de Brumadinho e Mariana, o espetáculo denuncia o desmonte praticado pela política predatória das mineradoras, propondo uma resistência necessária contra o esquecimentos dos crimes. A dramaturgia percorre narrativas de personagens silenciados pelo cenário de morte e destruição causados pela mineração, vítimas diretas e indiretas do maior crime ambiental do País.

“Desmonte” é o décimo terceiro espetáculo do Grupo Girino e envolve um processo de pesquisa e experimentação do teatro visual com o live cinema, técnica que consiste na criação de vídeos ao vivo e projetados em tempo real. A técnica propõe um diálogo da cena no palco e da cena projetada, expondo outras camadas de significados e possibilidades de relação entre o que é feito e o que é exibido.

A companhia propõe novos diálogos entre o teatro visual e o cinema feito ao vivo, se valendo de uma dramaturgia investigativa, em busca de narrativas visuais potencializadas por técnicas do teatro de bonecos contemporâneos. No palco, há uma sobreposição de camadas em relação ao corpo do ator e sua interpretação aos objetos que eles movimentam e ao enquadramento fotográfico que cada um compõe movimentando sua câmera.

Ao longo de 14 anos, o Grupo Girino vem se dedicando à produção de projetos culturais, educativos e audiovisuais, a partir de técnicas tradicionais e contemporâneas do Teatro de Bonecos e Animação.

A tragédia de Brumadinho aconteceu em janeiro de 2019, quando a barragem Córrego do Feijão se rompeu, soterrando com 13 milhões de metros cúbicos de lama tóxica tudo o que encontrava pela frente. O desastre provocou mais de 250 vítimas fatais, eliminou 140 hectares de florestas nativas, poluiu mais de 300km do Rio Paraopeba, afetando 17 municípios e atingindo diretamente mais de 600 mil pessoas.

Serviço
‘Desmonte’, da Cia. Girino
Dia 28/4 (sexta-feira), às 21h
Sesc Rio Preto (Av. Francisco Chagas de Oliveira, 1333)
Ingressos a partir de R$ 10
Venda online 

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *