A Cia. Ir e Vir, de Rio Preto, estreia, nesta sexta-feira, (31), seu novo espetáculo, “Teatro”, que discute, sobretudo, os limites entre arte e vida, entre ficção e realidade. Com texto do rio-pretense Jary Mércio e direção de Tiago Mariusso, a peça traz em cena os atores Camila Côrtes e Deivison Miranda. Serão duas apresentações no espaço da Cênica, no Jardim dos Seixas: às 17h e 20h.
“Teatro” traz uma atriz e um ator supostamente ensaiando uma peça qualquer, porém há insistentes retóricas pontuando a questão do erro cometido por ambos, estabelecendo-se um jogo. A cada nova rodada uma nova informação é adicionada ao contexto, fazendo com que o espectador vá tecendo aos poucos sua compreensão sobre a obra.
“Com requintes de melodrama, humor e absurdo, o texto propõe uma discussão sobre a arte, o ofício do artista e mais, nas entrelinhas, questiona sobre se existe uma separação entre vida e arte ou se tudo que vivemos é uma grande encenação, onde apenas modificamos as máscaras em cada circunstância que vivemos”, comenta o diretor.
Segundo Mariusso, a dramaturgia simples, mais cheia de detalhes, abre possibilidades de inserções a partir do teatro físico, espelhando-se em conceitos de Jerzy Grotowski. “Partimos do conceito “teatro pobre” adaptado por Grotowski, em que se pesquisa o teatro sem ornamento, que necessita apenas da comunhão entre o ator e o espectador”, destaca.
A produção de “Teatro” foi viabilizada pelo fomento do Prêmio Nelson Seixas 2022, da Secretaria de Cultura de Rio Preto.
Serviço
Estreia de ‘Teatro’, da Cia. e Ir Vir
Dia 31/3 (sexta-feira), às 17h e 20h
Sede da Cênica (Avenida das Hortências, 263)
Grátis
Fotos: Marcelo Nogueira/Divulgação