Clínica Derm prepara semana com lives especiais sobre Câncer de Pele

DEZEMBRO LARANJA

Clínica Derm prepara semana com lives especiais sobre Câncer de Pele

DezembroDesde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o DEZEMBRO LARANJA, iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então, sempre no último mês do ano, são realizadas diferentes ações para informar a população sobre as principais formas de prevenção e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento.

Presente nas ações desde a primeira edição, em 2020 a Clínica Derm em São José do Rio Preto preparou diversas ações educacionais contra o câncer de pele que é o tipo de câncer mais incidente no Brasil e que se descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.

Segundo o médico dermatologista Dr. João Pedro C. Pereira, o problema em nossa região se torna ainda mais grave e frequente devido a nossa posição geográfica, clima tropical com temperaturas bastante elevadas e sol intenso. “No Brasil, temos uma alta incidência solar durante todo o ano, e apesar dos programas educativos, percebemos que grande parte dos brasileiros ainda não se protege adequadamente do sol lembrando apenas quando vão a praia ou piscina.” Afirma.

Além do uso do filtro solar diário para pessoas que tem atividades em áreas expostas outros acessórios também são importantes na prevenção como bonés, chapéus, óculos escuros, lenços, bandanas, guarda-chuvas, guarda-sol e hoje também é possível utilizar maquiagens com filtro solar e cremes dermatológicos para o rosto. Em ambientes como praia e piscina vale lembrar a repetição da aplicação em períodos principalmente entrando na água.

ProfissionaisO câncer de pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicam-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido (neoplasia), atingindo principalmente pessoas de pele branca ou que se expõem muito a luz solar.

São três os tipos mais frequentes, originários de diferentes células que compõem a pele: Carcinoma Basocelular, Espinocelular e Melanoma, que podem se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas, sendo assim, conhecer as regiões onde existem pintas faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade.  Entre os sintomas mais comuns estão:

  • Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente,

  • Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho,

  • Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

  • Além de todos esses sinais e sintomas, melanomas metastáticos podem apresentar outros, que variam de acordo com a área para onde o câncer avançou. Isso pode incluir nódulos na pele, inchaço nos gânglios linfáticos, falta de ar ou tosse, dores abominais e de cabeça, por exemplo.

    Devido a pandemia, este ano a Clinica DERM preparou diversas Lives em suas redes sociais abordando variados assuntos sobre o tema e interagindo com o público que tem dúvidas. “Será uma semana de muita informação e aprendizado para todos nós, e é uma forma de chegarmos ainda mais longe com esses dados que são extremamente importantes a todos.” Conta João Carlos Pereira, dermatologista, diretor responsável  da Clínica Derm que já antecipa uma importante dica: “ Na hora de comprar protetor solar não se esqueça que o FPS está ligado à proteção contra os raios UVB que são responsáveis pelas queimaduras do sol e câncer de pele e UVA, responsáveis pelo envelhecimento da pele e manchas, por isso, é indicado o uso de no mínimo protetor solar com FPS 30 para manter a pele saudável e jovial “


    • LIVES DERM DEZEMBRO LARANJA :

      Horário 19h nas redes sociais da Clínica Derm (@clinicaderm e www.facebook.com/ClinicaDerm)

      Dia 09/12
      Dr. João Pedro C. PEREIRA – DERMATOLOGISTA

      Dr. João Carlos Pereira – DERMATOLOGISTA

      Dr. João Carlos Pereira Filho – CIRURGIÃO PLÁSTICO

      Tema:  Câncer de Pele, o que é? Como descobrir?

      A evolução da dermatologia e tratamentos.

        Procedimentos utilizados no tratamento e pós Câncer de pele.


      10/12

        Dra. Beatriz Cavalvanti – Dermatologista

        Dra. Josiane Lopes Simão – Dermatologista

        Dra. Tatiane Batista Almeida – Dermatologista 

      Tema:  Os tipos diferentes de pele,

      Cosméticos ideais para cada tipo de pele,

      Filtros solar e O Câncer de pele na mulher.

02/12/2020

02/12/2020 16:41

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *