Comvídeos gravados, podcasts, lives e até contatos por telefone, voluntários da Associação Griots continuam levando histórias para crianças e também idosos

Solidariedade na quarentena:

Com vídeos, podcasts, lives e por telefone, a Associação Griots continua levando histórias

Com 17 anos de atuação completados em junho, a Associação Griots – Os Contadores de Histórias, em meio à pandemia do novo coronavírus, fez a celebração este ano virtualmente, como tem sido a atuação dos voluntários, para manter-se próximos dos pacientes hospitalizados mesmo sem as rotineiras visitas presenciais nos leitos e também em lares de idosos. Veja o vídeo comemorativo, com depoimentos de voluntários e parceiros.

SoloidariedadeDesde o início do período de isolamento social, vídeos com contação de histórias são diariamente publicados no youtube e compartilhados pelas redes sociais. Até o começo de julho, já eram mais de 70 histórias no canal. Ao longo da quarentena, novas ideias surgiram e os Griots lançaram também uma série de podcasts, que pode ser acessada direto pelo site .

A participação em eventos, que também é uma marca registrada dos ‘anjos amarelinhos’, igualmente passou a ser feita à distância, e tem se voltado especialmente ao atendimento aos idosos. Em Campinas, a 3ª edição do “Fórum Campinas pela Paz – 2020”, que devido à necessidade de isolamento social este ano ocorre em formato virtual, com uma programação estendida até o final do ano, mais uma vez está contando com a participação dos voluntários da Associação Griots. Vários deles estão envolvidos no projeto “Empatia por Telefone”, criado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) da Prefeitura de Campinas. 

A atividade é voltada para idosos em isolamento. Por intermédio da prefeitura, os voluntários entram em contato com os idosos pelo telefone. O foco, neste caso, é trocar histórias de vida. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3231-1867.

Uma das voluntárias é Cristina Kavanagh, que entrou para a Associação Griots em 2017 e todas as quartas-feiras tem se comunicado com uma participante do programa. “Está sendo uma experiência muito gostosa.  Ela conta histórias da vida dela, do passado, da família, e eu conto histórias da minha família… Logo no primeiro dia a conversa fluiu muito bem. Fomos conversando, conversando, e parecia que já éramos grandes amigas. E, realmente, somos. É uma nova amiga que arrumei”. 

A primeira live da Associação Griots após o início da pandemia também foi uma ação voltada ao público idoso. Por intermédio do Instituto CPFL, que apoia atividades em prol da saúde pública através do projeto CPFL nos Hospitais, oito voluntários Griots realizaram uma grande sessão de contação de histórias através de videoconferência, para moradores da Casa do Vovô, de Ribeirão Preto. Devido ao distanciamento social causado pelo coronavírus, foram suspensas as visitas pessoais aos 85 idosos que moram no local. A live, portanto, foi uma iniciativa para levar uma tarde de alegria, distração e conforto. Todos se divertiram – incluindo os voluntários que participaram da ação – e o vídeo continua disponível pelo canal do facebook da Associação Griots

Associação Griots – Os Contadores de Histórias:

A Associação Griots – Os Contadores de História é uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve um intenso trabalho de contação de histórias em hospitais e lares de idosos na Região Metropolitana de Campinas desde 2003.  Atualmente, o grupo tem cerca de 180 voluntários, e conta com o patrocínio master da CPFL Energia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Unimed Campinas também patrocina as atividades da entidade, que conta ainda com apoio da Ruff, e se desenvolve em 11 hospitais e 4 casas de idosos, de 7 cidades: Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Itapira, Itatiba, Mogi Guaçu e Sumaré.

Acompanhe o trabalho nas redes sociais:

Facebook: @AssociacaoGriots –

Instagram: @griotsong –

Youtube: Griots: Os Contadores de Histórias


Sobre o Instituto CPFL

Com 17 anos de trajetória e sede em Campinas (SP), o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, responsável pela integração dos programas sociais, esportivos e culturais do grupo em uma única rede. Em 2020, o Instituto CPFL fortalece a frente de atenção social com investimento nos programas CPFL Geração Jovem, que apoia iniciativas voltadas para o futuro das novas gerações, e o CPFL nos Hospitais, que apoia projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos. Também integram as atividades do Instituto CPFL, para o ano de 2020, as gravações do programa Café Filosófico CPFL, realizado em parceria com a TV Cultura e exibido na grade da emissora, além de outras atividades que acontecem na sede do Instituto CPFL, em Campinas, como Exposições de Artes, os concertos da Série Música Contemporânea, o mês em comemoração à cultura chinesa e as exibições de cinema por meio do Cine CPFL. Saiba mais em.

Sobre a Unimed Campinas

A Unimed Campinas é a maior cooperativa médica do interior do país e está presente em 13 cidades da Região Metropolitana de Campinas. Sua estrutura reúne mais de 3400 médicos cooperados, uma ampla rede de clínicas, hospitais e laboratórios credenciados, além de serviços próprios que são referência na região. Tudo isso para garantir atendimento humanizado e comprometido com a qualidade de vida para as mais de 750 mil pessoas assistidas pela equipe.

24/07/2020

24/07/2020 12:17

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *